Efeitos da menopausa no cérebro: 5% das mulheres têm a função cognitiva afetada

Bem-estar Equilíbrio
05 de Julho, 2021
Efeitos da menopausa no cérebro: 5% das mulheres têm a função cognitiva afetada

No que diz respeito aos muitos sintomas e efeitos da menopausa, os mais conhecidos provavelmente são as ondas de calor, a sudorese intensa, a irritabilidade e as alterações de humor. Contudo, você sabia que a condição pode afetar também o cérebro de mulheres com mais de 60 anos?

Isso acontece porque há uma queda do estrogênio — hormônio sexual feminino —, que acompanha a falência ovariana.

“Os dados americanos indicam que aproximadamente 5% das mulheres acima dos 60 têm a função cognitiva afetada em razão da diminuição do estrogênio. Esse índice é de 12% nas mulheres acima de 75 anos. E 28% naquelas acima de 85 anos, configurando casos mais graves de demência”, explica a endocrinologista Dolores Pardini.

Leia também: Melhores alimentos para comer durante a menopausa

Efeitos da menopausa no cérebro: Por que acontecem

Segundo a especialista, a ciência vem estudando e comprovando a ação do estrogênio no sistema nervoso central há algum tempo. Além disso, ela diz que existem receptores estrogênicos em vários órgãos, incluindo o cérebro. Assim, esses receptores têm como finalidade ativar a ação do hormônio feminino.

A falta de estrogênio, por outro lado, pode acelerar o depósito da substância amiloide na região — e seu acúmulo está ligado à doença de Alzheimer, por exemplo.

Como prevenir

A terapia de reposição hormonal pode retardar a perda de função cognitiva — que ocorre naturalmente com a idade, mas pode ser aumentada com a falta do estrogênio. “No entanto, a reposição não é indicada para tratar um déficit de função cognitiva, e sim preveni-lo. Mulheres a que realizam desde a perimenopausa [período anterior à menopausa] têm mais benefícios do que aquelas que iniciaram a reposição em idades mais avançadas”, explica a endocrinologista.

Leia também: Alimentos que aliviam os sintomas da menopausa

Contudo, o que se sabe também é que o estrógeno pode atrapalhar a ação da serotonina. Portanto, se a mulher toma antidepressivos, essas medicações precisam ser potencializadas com a reposição hormonal.

“Estamos fazendo uma revisão bastante extensa sobre o estrógeno na função cerebral: o que a falta dele pode acarretar, os tipos de estrogênio e de progesterona e dose do hormônio”, complementa a especialista.

Fonte: Dolores Pardini, responsável pela palestra “Função Cognitiva na peri e pós-menopausa: O que já sabemos?” do 14° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia – COPEM 2021, organizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva