Efeito do protetor solar é potencializado com ingrediente natural

Beleza Bem-estar Saúde
29 de Março, 2023
Efeito do protetor solar é potencializado com ingrediente natural

Um ingrediente natural pode potencializar o efeito do protetor solar, segundo artigo publicado na revista Cosmetics. Trata-se do ácido rosmarínico, um ingrediente ativo antioxidante.

A investigação foi parte de um projeto apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Seu objetivo foi mapear propriedades quimiopreventivas de filtros solares ultravioleta diversos.

O ácido rosmarínico é uma substância polifenólica encontrada em plantas como alecrim e sálvia. Possui  diversos atributos biológicos, além do antioxidante: é antiviral, anti-inflamatório, imunomodulador, antibiótico e antineoplásico. Entenda mais sobre a pesquisa.

Leia mais: Afinal, o que significa o número de FPS do protetor solar?

Detalhes sobre o estudo

O ácido rosmarínico foi adicionado a dois tradicionais filtros solares ultravioleta: um contra a radiação UVB, o metoxicinamato de octila, e outro contra a UVA, a avobenzona.

Assim, o grupo de pesquisa obteve aumento da eficácia do sistema fotoprotetor com a adição de somente 0,1% do ingrediente natural, uma concentração bem reduzida em comparação com as normalmente encontradas nos filtros ultravioleta tradicionais.

Efeito do protetor solar: resultados

Como resultado, o uso do ácido rosmarínico melhorou o desempenho dos produtos sem a necessidade de aumentar as concentrações dos princípios ativos. Além disso, reduziu tanto a aplicação no corpo quanto o descarte de maiores proporções de substâncias químicas sintéticas no ambiente.

Dessa forma, houve um aumento superior a 41% do valor do fator de proteção solar, também chamado de FPS. Quanto maior o valor, mais protegida está a pele da radiação solar, tanto in vitro quanto em seres humanos.

Outra vantagem foi que, ao adicionar à mistura dos filtros o ácido rosmarínico, as amostras adquiriram propriedades multifuncionais. Assim, o sistema passou a ter, além do desempenho fotoprotetor, atividade antioxidante para a pele, podendo agir como, por exemplo, um produto cosmético com ação antienvelhecimento.

“O interesse do nosso grupo de pesquisa ao investigar sistemas fotoprotetores está em avaliar potenciais estratégias para melhorar o desempenho dos protetores solares. Isto é, descobrir meios para aumentar a proteção da pele contra a radiação proveniente do sol e, ainda, melhorar o perfil de estabilidade do produto para que se mantenha por mais tempo íntegro, seguro e eficaz”, diz o farmacêutico e bioquímico André Rolim Baby, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP).

“Também buscamos produtos ou sistemas com menor impacto ambiental, quando há a possibilidade de reduzir a concentração dos filtros tradicionais por meio da incorporação de ingredientes naturais que contribuem com melhorias na formulação, e temos um grande interesse em mapear outras propriedades cosméticas das moléculas fotoprotetoras, como, por exemplo, ação antirradicalar [contra radicais livres] e protetora de biomarcadores das camadas mais externas da pele.”

Ácido rosmarínico: outros benefícios

Por fim, não é de hoje que investigam-se os benefícios do ácido rosmarínico. Em artigo publicado em 2022 na revista Nutrients, o grupo de pesquisa ressaltou o uso e os benefícios do ingrediente como suplemento alimentar. Eles notaram, então, impacto em variados aspectos cosméticos da pele, como aumento da firmeza cutânea e redução de rugas.

“Em outra investigação, verificamos que o ácido rosmarínico tem potencial efeito no aumento da hidratação superficial da pele. Dessa forma, reforça a necessidade de mais estudos sobre essa substância na área da cosmetologia”, complementa o pesquisador.

Referência: Agência FAPESP.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva