Não consegue sair da cama? Você pode ter dysania

Bem-estar Sono
04 de Maio, 2020
Não consegue sair da cama? Você pode ter dysania

Você pode considerar que existem poucas boas razões para sair da cama de manhã, especialmente em tempos de isolamento social por conta do coronavírus. As cobertas estão quentes, o mundo está frio e você pode continuar adiando o alarme. Mas, e se você sentir que é um problema mais sério, e que realmente não consegue sair da cama? Há uma palavra para isso: você pode ter dysania.

O que é dysania?

Dysania é um estado de dificuldade em sair da cama de manhã. Mesmo que as pessoas afetadas tenham dormido por horas a mais do que o recomendado, ainda podem ter problemas em levantar.

Dysania ainda não é reconhecido como uma condição formal. Mas é um termo que é usado ocasionalmente por profissionais médicos. Aqueles que sofrem de dysania normalmente têm uma condição grave de saúde mental, como a depressão.

Leia também: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono

Há uma grande diferença entre dysania e simplesmente estar cansado, pois muitas pessoas se sentem exaustas quando o alarme dispara logo de manhã.

Em vez de se sentir cansado, frustrado ou desafiado com a ideia de sair da cama, aqueles que têm a condição se sentirão estressados, ansiosos, sobrecarregados ou até debilitados pelo pensamento.

Leia também: Melatonina ajuda com ansiedade?

Como tratar?

Embora não exista tratamento ou cura oficial para aqueles que sofrem de dysania, alguns pequenos passos podem ser tomados para tentar reduzir os sintomas.

Usar aplicativos do ciclo do sono, dormir muito mais cedo do que o normal ou até usar alarmes diferentes pode ajudá-lo a sair da cama. Não se esqueça também de remover distrações, como telefones celulares e laptops.

Se, depois de tudo isso, sua incapacidade de acordar de manhã estiver causando um estresse e ansiedade severos, procure um médico. 

Leia também: Como dormir melhor usando o Feng Shui

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Sono

Por que o sono muda durante o tratamento?

Quando o corpo começa a mudar — seja por um novo tratamento, novos hábitos ou rotina — o sono pode ser um dos primeiros a sentir

Sono

Dormir bem também ajuda a emagrecer (e não é mito)

Você já percebeu como uma noite mal dormida pode deixar o corpo mais cansado e o apetite desequilibrado no dia seguinte? Isso não é coincidência: o

Sono

Sono bagunçado e cansaço fora de hora?

De repente, o corpo parece funcionar em outro horário: a fome muda de hora, o sono não vem quando deveria e a disposição oscila ao longo