DTM: Entenda o problema de saúde de Virginia Fonseca
A influenciadora Virginia Fonseca, de 23 anos, revelou ter disfunção temporomandibular (DTM) e utilizou as redes sociais para compartilhar a experiência com os seus seguidores. A disfunção da mandíbula causa um grande mal estar no paciente, já que provoca dificuldades ao abrir a boca, estalos, enxaqueca e fadiga muscular no rosto. Além disso, em casos extremos, a DTM pode ocasionar travamentos na mandíbula ou até mesmo deslocamentos. Continue lendo e entenda!
Veja também: Saúde bucal: um olhar para o sorriso além da estética
Afinal, o que é DTM?
DTM, sigla para disfunção da articulação temporomandibular, é um conjunto de problemas que atingem as articulações e músculos do maxilar, estrutura móvel e importantíssima para abrir e fechar a boca, falar, mastigar e fazer outros movimentos. Normalmente, a DTM está relacionada à inflamação na região em questão, que liga o maxilar ao crânio (osso temporal), situado perto das orelhas.
De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, mulheres entre 35 e 44 anos são mais propensas a DTM, embora qualquer pessoa possa desenvolver o quadro.
Principais causas da DTM
Pessoas que sofrem com bruxismo, que é o ranger involuntário dos dentes durante o sono, ou que apertam os dentes ao longo do dia sem perceber podem ter algum tipo de DTM. Por exemplo, roer as unhas, fazer refeições com alimentos muito duros, pancadas no rosto, mascar chiclete com frequência também são hábitos que desencadeiam o distúrbio. No entanto, a DTM pode ter outras causas, como:
- Artrite na articulação temporomandibular, que é o desgaste na cartilagem da região;
- Envelhecimento, que pode enfraquecer e desgastar as articulações em geral;
- Problemas congênitos. Ou seja, a pessoa nasce com algum tipo de deformidade ou problema que provoca a DTM;
- Desequilíbrio hormonal, que é mais comum entre mulheres;
- Estresse, que é responsável pela tensão muscular e ranger dos dentes voluntário e involuntário;
- Postura inadequada ao dormir ou se sentar.
Tratamento da disfunção de Virginia Fonseca
Descoberta a causa da disfunção, o cirurgião-dentista deverá aplicar um tratamento específico para a raiz do problema. Em geral, são recomendadas placas de acrílico para evitar o ranger dos dentes ao dormir (caso o diagnóstico seja o de bruxismo), medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, sessões de fisioterapia e de fonoaudiologia, além de compressas frias na região para amenizar a dor.
Além disso, dependendo do caso, aplicar botox na região pode ajudar a aliviar a tensão muscular. Por fim, a participação de um psicólogo no tratamento é importante para tratar transtornos emocionais. O estresse e a ansiedade podem representar um peso importante na DTM. Dessa forma, é fundamental consultar um cirurgião-dentista especialista na enfermidade, pois o profissional oferece uma perspectiva integrada de tratamento.