Não sabe o que fazer para dormir no verão? Veja dicas

15 de setembro, 2021

Apesar de ser a estação preferida de algumas pessoas, há quem não goste — nem um pouco — do calor. Principalmente para dormir, pois no verão, as altas temperaturas prejudicam a qualidade do sono. 

Pelo fato de o calor também aumentar a nossa temperatura interna, os vasos sanguíneos dilatam, nos levando a transpirar mais. Consequentemente, despertamos mais vezes, dormimos pouco e acordamos estressados.

Mas a boa notícia é que com algumas dicas você pode aproveitar melhor a sua noite de sono na época mais quente do ano. Veja abaixo:

Como dormir bem no verão: Relaxe antes de ir para a cama 

Especialmente durante os dias de calor, é importante relaxar antes de ir dormir. Meditar, por exemplo, é uma maneira comprovada de acalmar a mente. De acordo com estudos, a prática reduz os processos cognitivos que atrapalham o sono.

Além disso, você pode investir em uma boa leitura. Contudo, o recomendado é ler um bom livro em papel, e não a versão digital.  Pois os equipamentos eletrônicos suprimem a produção de melatonina, diminuindo a “sonolência”.

Escolha roupas leves para dormir no verão

Se você costuma dormir com roupas, opte por pijamas leves para dormir tranquilamente. Tecidos de algodão são os mais recomendados no verão, porque absorvem melhor o calor e facilitam a respiração corporal. 

Leia também: Sono interrompido: Entenda como ele atrapalha a saúde

Preste atenção na temperatura do ambiente

Sem dúvidas, a maior dificuldade para dormir no verão é lidar com o quarto muito quente.

Por isso, se você possui ar-condicionado, basta ligá-lo em uma temperatura entre 23°C a 26°C. Caso você não tenha, opte pelo uso de um ventilador, mas não deixe na direção do corpo.

Tenha uma alimentação leve e saudável no verão

Ter uma alimentação saudável também impacta a qualidade do sono. Portanto, busque ingerir alimentos leves para o organismo não ficar sobrecarregado. Lembre-se também de evitar comer perto do horário de sono.

Fique atento à baixa umidade do ar 

O verão traz não só o calor, como também o tempo seco e a baixa umidade do ar. Assim, o ideal é que para dormir a umidade fique entre 30 e 50%. Qualquer porcentagem menor pode dificultar o sono por dois motivos: falta de conforto e congestionamento das vias aéreas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo