Por que precisamos dormir mais no inverno do que no verão?
Apesar de ainda estarmos no outono, o inverno está se aproximando. E para algumas pessoas essa pode ser a pior estação do ano. Afinal, de fato, sentimos mais sono e é muito difícil reunir forças para sair da cama no frio. Mas por que isso acontece?
Primeiro, é importante lembrar que a quantidade de sono necessária pode variar de pessoa para pessoa e é influenciada por uma série de fatores individuais, incluindo idade, estilo de vida e condições ambientais.
Leia também: Cochilar durante o dia faz bem para o coração
Falta de exposição à luz natural nos faz dormir mais no inverno
De acordo com um estudo publicado no Journal of Sleep Research, uma das razões para isso é a menor exposição à luz natural durante o inverno. Isso porque nessa época do ano há menos horas de luz, o que pode afetar o ciclo circadiano (período de 24h que se baseia no ciclo biológico dos seres vivos), responsável por regular o sono.
Além disso, a temperatura mais baixa durante o inverno pode levar ao aumento da produção de melatonina, um hormônio que induz ao sono. A melatonina é produzida naturalmente pelo corpo em resposta à escuridão, e sua produção é influenciada pela temperatura corporal. Como a temperatura corporal tende a cair durante o sono, o inverno pode levar ao aumento da produção de melatonina e, consequentemente, a uma maior necessidade de sono.
Por outro lado, o uso de luzes artificiais (celular, televisão, etc) antes de dormir podem reduzir a produção da melatonina. Outro estudo recente, feito na Alemanha, descobriu que mesmo em ambientes urbanos, os participantes que foram expostos às luzes artificiais tiveram alterações no sono.
Mas é importante ressaltar que outros fatores como distúrbios do sono foram levados em conta em grande parte dos artigos científicos. Por isso, mais pesquisas são necessárias para comprovar a relação entre o inverno e o aumento do sono.
Referências: BBC