Dormência emocional: O que é, quais as causas e como tratar
Dormência emocional se refere à incapacidade de sentir emoções. Normalmente, o sentimento é temporário, mas também pode se tornar um modo de vida, geralmente adotado após um trama para se proteger de dores emocionais e físicas. Entenda mais sobre a condição.
Leia mais: Luto pela vida sem filhos: um olhar da mãe para a mulher
O que é a dormência emocional?
Quando somos expostos a altos níveis de estresse por um longo período, o corpo parece “desligar” o sistema emocional para nos proteger. Nesse sentido, algumas pessoas descrevem a dormência emocional como um sentimento de vazio ou desânimo, enquanto outras relatam sensação de isolamento.
Sintomas
Além de a dormência emocional bloquear sentimentos e experiências negativas, também desliga a capacidade de experimentar prazer, interesses sociais e habilidades de resolução de problemas. Alguns sintomas da condição podem incluir:
- Sentimentos de vazio;
- Falta de motivação, interesse ou prazer em qualquer atividade da vida;
- Isolamento;
- Diminuição do foco;
- Incapacidade de reagir ao meio ambiente;
- Incapacidade de se expressar;
- Sentir-se preso;
- Sentir-se desapegado da mente ou do corpo;
- Envolver-se em comportamentos de risco para sentir algo.
Causas da dormência emocional
Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.
Os medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão também podem ser causas. Isso porque podem afetar a maneira como o cérebro processa o humor e a emoção. Dessa maneira, os hormônios do estresse podem causar reações diferentes no corpo que, consequentemente, levam à dormência emocional.
Por fim, a falta de emoção também pode acontecer como resultado de dor física ou emocional. Assim, na tentativa de se proteger de ser machucado novamente, é comum se desconectar de sentimentos relacionados à situação.
Tratamento
Assim como outras condições de saúde mental, existe tratamento para a dormência emocional. Por isso, buscar ajuda de um psicólogo é essencial para descobrir e ajudá-lo a superar o problema. Um psicoterapeuta, por exemplo, pode ajudá-lo a encontrar melhores maneiras de lidar com experiências e emoções excessivas.
O objetivo da terapia é ajudar uma pessoa a enxergar outras formas de lidar com o problema baseado no que é conhecido sobre a psicologia humana. Assim, por ser um ambiente seguro, a participação em psicoterapia permite que os sentimentos venham à tona para processá-los da melhor forma possível.