Dor nos joelhos: excesso de peso pode prejudicar as articulações

Saúde
15 de Maio, 2023
Dor nos joelhos: excesso de peso pode prejudicar as articulações

Com o envelhecimento, é normal começar a sentir dor nos joelhos, sobretudo por problemas como a artrose. Porém, quem está acima do peso e também é sedentário costuma ter ainda dores piores, mais intensas e mais cedo. Um estudo publicado recentemente no jornal Clinical and Translate Medicine, aponta que, além desses problemas, a obesidade também pode predispor a osteoartrite, uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas.

Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde – OMS tem alertado que a prevalência de obesidade triplicou em todo o mundo desde 1975. No Brasil, a doença crônica afeta quase 1/4 da população, mas o sobrepeso acomete quase seis em cada 10 brasileiros. “Isso significa predizer que teremos uma ‘epidemia’ ainda maior de artrose nos joelhos”, diz o médico Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva. 

Veja também: Mitos e verdades sobre artrose

Dor nos joelhos: o impacto gerado pelo excesso de peso 

Estudos anteriores já haviam vinculado o peso corporal ao risco de desenvolvimento de artrose do joelho e à probabilidade de progressão e resultados finais, como a substituição total da articulação. Em 2022, um estudo publicado na Arthritis & Rheumatology também encontrou uma associação significativa entre as alterações do IMC e o risco de desenvolver dano estrutural, ou seja, o sobrepeso aumenta o risco de danos articulares. “Pessoas com sobrepeso ou obesidade – e potencialmente também aquelas com peso normal – podem se beneficiar de uma diminuição no IMC para prevenir, retardar ou retardar os defeitos estruturais na osteoartrite do joelho”, explica o médico.

Assim, o desgaste acontece porque o excesso de peso causa uma sobrecarga nas articulações do joelho, criando uma espécie de trauma repetitivo da cartilagem, acelerando a sua degeneração.

Além da artrose e osteoartrite, o joelho também pode sofrer com um risco de condromalácia, condição que mais afeta indivíduos com alto grau de obesidade, inclusive os mais jovens.

“Nesse caso, a sobrecarga gera inflamação na cartilagem, que fica mole com o tempo. Portanto, se o diagnóstico demorar a ser feito, o joelho pode ficar inoperável, piorando suas condições gradativamente”, diz o médico. Outras lesões geradas por excesso de carga são: lesão da cartilagem e lesão meniscal degenerativa. “Em ambos os casos, podemos ter quadros graves, ainda mais em pacientes em que a obesidade intensificou problemas no joelho já existentes”, argumenta o especialista.

Como diminuir esse risco?

Para evitar o risco de desenvolver condições relacionadas ao desgaste dos joelhos, é importante não minimizar as dores nas articulações quando elas forem constantes. Nesses casos, o recomendado é buscar um médico ortopedista para identificar a causa. “O diagnóstico correto e o programa de tratamento indicado pelo especialista podem frear a progressão da artrose”, finaliza o médico.

Atrelado a isso, a recomendação principal é enfrentar obesidade por meio de um tratamento multidisciplinar, com a presença de médicos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. Nesse sentido, é necessário priorizar uma dieta equilibrada e prática de atividades físicas visando o fortalecimento do músculo e o aumento do gasto calórico. Por outro lado, vale investir em boas noites de sono, controle do estresse e redução do sedentarismo. 

Fonte: Dr. Marcos Cortelazo, médico ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração