Dor no joelho ao fazer agachamento: entenda o que significa

Bem-estar Movimento
09 de Novembro, 2022
Dor no joelho ao fazer agachamento: entenda o que significa

O agachamento é um dos melhores exercícios para fortalecer os glúteos e deixar as coxas definidas. Além de também trabalhar a barriga, ajudando a queimar calorias. Mas muitas pessoas acabam sentindo dor no joelho ao realizar este movimento.

Existem várias causas para a dor no joelho, e uma delas é a execução errada. Quando o agachamento não é feito da maneira correta, o risco de lesões aumenta e você não obterá os resultados desejados. Por isso, é importante se exercitar com o acompanhamento de um educador físico.

Causas da dor no joelho ao fazer agachamento

De acordo com Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat, as dores podem estar relacionadas a problemas de saúde como artrite, artrose, tendinite, bursite, fraqueza muscular, entre outros.

Dessa forma, o primeiro passo é buscar avaliação médica para descartar qualquer tipo de problema. “Se você realizar exames e estiver tudo bem, as dores podem ter a ver com o exercício. Às vezes a pessoa executa o movimento errado, fechando muito a perna ou fazendo um giro de joelho para dentro”, explica Bianca.

Leia também: Agachamento: Os erros comuns durante o exercício

Para evitar que isso aconteça, a profissional entrevistada ressalta que, ao realizar o agachamento tradicional, o ideal é posicionar o pé na linha dos ombros, um pouco mais aberto.

“Não comece com grandes amplitudes e altas cargas. Faça aos poucos e, com o passar do tempo, vá aumentando o peso e a amplitude de movimento”, lembra. 

Além disso, é importante fortalecer a musculatura com exercícios isolados. Ao invés de fazer só agachamento, você também pode optar pela cadeira extensora, leg press horizontal ou 45, e afundo. Esses exercícios fortalecem a musculatura em volta da articulação do joelho e ajudam a evitar lesões e dor no joelho.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas