Dor no joelho pode ser sinal de lesão grave
Muitas pessoas costumam sentir dor no joelho. No entanto, o que muitos não sabem é que as dores e o inchaço podem significar uma lesão grave.
De acordo com o médico ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, até mesmo atividades que parecem ser de baixo impacto, como subir e descer escada, por exemplo, trazem riscos.
Inclusive, o médico relembrou que estudos apontam o joelho como a articulação do corpo que mais trabalha próximo aos seus limites fisiológicos. Ou seja: esses estudos mostram que no coeficiente entre destruição tecidual e reconstrução, existe grande chance da segunda prevalecer e, consequentemente, haver lesão.
“Então a gente pode entender de forma simplificada que não é só a prática esportiva, mas também atividades repetitivas da vida diária, como andar muito ou agachar-se podem desencadear dor e inchaço, sem causa maior aparente”, disse.
Leia também: Dor no joelho ao fazer agachamento: entenda o que significa
Dor no joelho: principais lesões
A dor no joelho pode significar diversos problemas. Por isso, caso esse sintoma seja persistente, o ideal é buscar uma avaliação médica para identificar a lesão – se tiver – e iniciar o tratamento.
Confira as principais lesões relacionadas as dores no joelho:
- Tendinites: inflamação do tendão patelar que liga a patela ao osso da tíbia, dos tendões flexores do joelho que se chamam isquiotibiais. Em algumas pessoas, estas inflamações podem se cronificar, e a dor pode se perpetuar, se não forem tratadas da forma correta;
- Síndrome de Osgood-Schlatter: costuma ser a causa da dor no joelho em adolescentes;
- Sinovite difusa: a inflamação aguda da membrana que reveste o joelho e é responsável pela produção do líquido sinovial. Dessa forma, causa dores agudas e é responsável pelo acúmulo de líquido, popularmente conhecido como água no joelho;
- Bursites: uma inflamação que causa dor e vermelhidão na pele, logo acima da patela ou na tíbia, na inserção dos tendões flexores do joelho conhecidos como isquiotibiais.
Fonte: Dr. Luiz Felipe Carvalho, médico ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa.