Dor nas costas ou nos rins? Veja como diferenciá-las
Em algum momento da vida, é comum sentir dor nas costas. Afinal, má postura, muito tempo em uma posição, falta de atividade física e outros problemas do cotidiano recheiam a lista de motivos para a dor muscular. Entretanto, o desconforto pode indicar sinais de que algo não vai bem, como uma inflamação nos rins ou cálculo renal. Mas, como saber se é apenas uma dor nas costas ou nos rins? A seguir, saiba as diferenças de cada uma.
Veja também: Fasciíte necrosante: infecção “come” músculos e tecidos do corpo
Dor nas costas ou nos rins: quais as diferenças?
A princípio, a dor nas costas pode iniciar de forma leve, com uma sensação de peso e tensão na região afetada, além de dor ao realizar certos movimentos. Ela costuma aparecer depois de um longo período em uma posição inadequada, ao carregar peso ou depois de uma atividade física. Portanto, se estiver relacionada a essas situações, geralmente desaparece depois de descansar ou tomar um banho quente, por exemplo.
Todavia, se houver uma lesão muscular mais importante, ela pode se tornar crônica e durar meses até ser devidamente tratada. Outro tipo de dor nas costas pode ter origem no sistema nervoso, que provoca fisgadas ao se movimentar e irradia para locais próximos da inflamação. Em geral, esse tipo de desconforto se associa ao nervo ciático, uma grande terminação nervosa que percorre os membros inferiores, da região lombar até os pés.
Por sua vez, a dor nos rins surge de forma repentina e atinge um dos lados do corpo, na região lombar, logo abaixo das costelas. Contudo, o incômodo não se alivia em repouso ou em outras posturas, e dependendo do problema, tende a ficar mais intenso. Além disso, a pessoa tem febre e náusea, sintomas típicos de uma “crise renal” e precisa ir ao hospital. Por fim, outra evidência é a alteração na urina: sangue no xixi, dificuldades para urinar e não esvaziar completamente a bexiga são alguns exemplos.
Doenças e condições que causam dores nos rins
Veja alguns problemas de saúde que geram desconforto intenso e precisam de auxílio médico imediato:
- Infecção urinária.
- Cálculo renal.
- Pielonefrite.
- Insuficiência renal.
O que fazer se tenho dúvidas entre dor nas costas ou nos rins?
Antes de mais nada, é fundamental observar a intensidade e a duração da dor e não tomar medicamentos por conta própria. Se o incômodo for persistente, busque ajuda médica para identificar a causa. O diagnóstico de um profissional é insubstituível, pois inclui a avaliação clínica e exames específicos (laboratoriais e de imagem) para descobrir o problema.
Por que não posso me automedicar?
Quando estamos com dor, tudo o que queremos é que ela passe. Então, temos o ímpeto de recorrer a anti-inflamatórios e analgésicos, hábito que pode causar riscos à saúde. Confira os perigos da prática aparentemente inofensiva:
- Reações adversas, como alergias.
- Intoxicação por dosagem inadequada.
- Resistência do organismo a tratamentos com outros tipos de medicamentos. Muitas vezes, o uso prolongado de um remédio exige dosagens maiores e a administração de fármacos mais fortes para combater o problema.
Referências: Cleveland Clinic; Hospital do Rim; NHS UK.