Dor nas costas na gravidez: Saiba como aliviar
Apesar de ser um período mágico, a gestação pode desencadear diversos sintomas — alguns nada agradáveis, por sinal. Sentir dor nas costas na gravidez, por exemplo, é muito comum.
Os especialistas estimam que cerca de 70% das gestantes sofrerão com o incômodo. Mas você sabe por que isso ocorre?
A dor nas costas na gravidez surge, na maioria das vezes, por conta de mudanças hormonais e pelo crescimento do útero. Isso porque a musculatura abdominal fica mais enfraquecida, e acaba sobrecarregando a coluna.
Dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez
Apesar de não trazer riscos ao bebê, o problema pode atrapalhar as atividades cotidianas da mulher. Portanto, veja algumas dicas que ajudam nessas horas:
Faça alongamentos
O alongamento reduz a dor na coluna em gestantes e melhora os gases. Além disso, também combate a prisão de ventre.
Dessa maneira, faça o movimento a seguir de quatro a cinco vezes por semana. Também é importante praticar atividades aeróbicas, como caminhar e pedalar, de três a cinco vezes por, no mínimo, 20 minutos.
- Sente-se com as pernas separadas e dobre uma delas, colocando o pé em contato com a outra coxa;
- Assim, incline-se para o lado, esticando a lateral do corpo durante 30 segundos.
- Em seguida, troque a perna e faça o exercício para o outro lado.
Leia também: Gestação x corrida: É seguro correr durante a gravidez?
Use compressas quentes
Uma ótima forma de aliviar esse problema é fazer compressas de água quente. Além disso, tome um banho morno, direcionando o jato de água na região da dor.
Opte por calçados confortáveis e anatômicos
Alterações no equilíbrio durante a gravidez são muito comuns. Consequentemente, a coluna, os joelhos e os tornozelos ficam sobrecarregados.
Portanto, é importante escolher um sapato confortável e anatômico, evitando saltos — que exigem mais equilíbrio.
Leia também: Diástase abdominal: Melhores exercícios para tratar
Faça yoga
Yoga é uma ótima opção para as gestantes, pois promove o alongamento e não gera impacto nas articulações. Além disso, os exercícios são focados na respiração, o que promove a sensação de bem-estar e ajuda as mulheres a relaxarem.
Dores nas costas na gravidez pode ser contração?
Sim, mas de forma bem característica: no começo, o incômodo lembra uma cólica menstrual que vai e vem (geralmente em intervalos de 20 a 30 minutos). Depois, a dor tende a aumentar, ficar mais frequente e menos espaçada. De qualquer forma, é sempre bom entrar em contato com o seu obstetra.