Dor nas costas e celular: Entenda a relação
Se você já engatou uma conversa super interessante com um amigo no celular, sabe o que é passar horas trocando mensagens. Redes sociais, pagamentos e até atividades de trabalho podem ser realizadas com o apoio de smartphones. Mas como será que fica a sua coluna nesses momentos? A seguir, entenda a relação da dor nas costas e o uso do celular.
Dor nas costas e celular
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quase 80% da população mundial já teve ou terá dor na coluna em algum momento da vida. E o celular pode ser um dos grandes vilões, já que o seu uso prolongado em postura inadequada pode comprometer seriamente a coluna cervical. Isso acontece porque, ao usar o celular, a pessoa geralmente inclina a sua cabeça para frente, o que aumenta a sobrecarga da coluna.
De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, ler uma mensagem no celular, por exemplo, inclinando o pescoço para baixo e para frente, pode aumentar em até cinco vezes o peso que a cabeça exerce sobre a coluna.
Também conhecida como síndrome do pescoço de texto (Text Neck), a lesão causada pelo uso do celular pode provocar dores na região da coluna cervical, além de sobrecarregar a musculatura e articulações, gerando dores na nuca, ombros e até mesmo dores de cabeça.
O uso excessivo de celular pode gerar ainda outros problemas para a sua saúde. Dores nas mãos, punhos e ombros também podem ser frequentes para pessoas que não desgrudam das telinhas. Sem falar no prejuízo ao sono, já que a luz emitida por esses aparelhos ativa neurônios e diminui o sono.
Leia também: Text neck: Conheça a Síndrome do Pescoço de Texto
O que fazer para evitar dores, afinal?
Calma, nem tudo está perdido! Sabemos que o celular faz parte da vida das pessoas e comprometer esse uso pode não ser a medida mais confortável. Por isso, confira abaixo algumas dicas para evitar as dores nas costas ocasionadas pelo celular:
- Evite má postura;
- Não fique muito tempo no celular;
- Pratique atividade física regularmente;
- Faça intervalos regulares entre os períodos de exposição;
- Posicione o dispositivo em frente ao rosto, mas sem colocar o peso na cabeça, pescoço e membros superiores.
- Evite o uso do celular no período na noite, antes de dormir.
Outra medida que também pode desencadear a dor nas costas é a postura inadequada ao utilizar computadores. Por esse motivo, é essencial assegurar uma boa cadeira e ajustar a posição das telas de modo que o seu rosto não fique inclinado. Concilie os momentos em que está sentado com intervalos, evitando ficar até 2h na mesma posição.
Leia também: Tratamento contra dor nas costas tem eficácia de até 84%, diz estudo