Tratamento contra dor nas costas tem eficácia de até 84%, diz estudo

Saúde
24 de Outubro, 2022
Tratamento contra dor nas costas tem eficácia de até 84%, diz estudo

No dia a dia, manter a postura correta é importante por diversos motivos. Um deles é evitar as dores nas costas, um sintoma comum que atinge, sobretudo, quem trabalha muitas horas por dia sentado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial já teve ou terá dor na coluna em algum momento de sua vida. Agora, um estudo feito pela Goethe University Frankfurt, na Alemanha, e publicado pelo Journal of Pain, revelou que um tratamento individualizado para dor crônica nas costas com técnicas específicas é a melhor solução para o problema.  

Como funcionou o estudo sobre tratamento contra dor nas costas?

Primeiramente, os pesquisadores analisaram os dados com base em 58 ensaios clínicos de mais de 10 mil pacientes de todo o mundo. Todos os participantes sofriam com dor lombar crônica. Então, os pesquisadores observaram as formas de tratamento e se há diferenças entre seus resultados. Em conclusão, o estudo mostrou que o tratamento individualizado para dor nas costas teve um efeito significativamente maior se comparado aos métodos comuns. 

Assim, nesses casos, o alívio da dor foi 38% maior do que no tratamento padrão. “O maior esforço necessário para o tratamento individual vale a pena porque os pacientes se beneficiam de uma forma clinicamente importante”, contou Johannes Fleckenstein, autor e pesquisador do Instituto de Ciências do Esporte da Goethe University Frankfurt. 

Os cientistas também compararam uma terceira possibilidade de métodos de tratamento com os comuns e individualizados: as sessões de treinamento individualizado combinadas com terapia cognitivo-comportamental (TCC). Isso, por sua vez, foi feito porque há a suposição de que os pensamentos e comportamentos negativos sobre a dor podem aumentá-la.

Como resultado, devido à TCC, os pacientes que sofrem com as dores aprendem a mudar o modo como lidam com o incômodo. Elesram pararam de sentir medo de se mover e aprenderam táticas eficazes para lidar com a dor. Por fim, os resultados da combinação entre o tratamento individualizado e a TCC foram excelentes, com taxa de alívio da dor em até 84% a mais do que o tratamento padrão.

Leia também: Como ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória