Dor na volta aos treinos? Saiba como identificar

10 de janeiro, 2022

As festas de fim de ano e o recesso já chegaram ao fim. Assim, é hora de voltar a treinar e recuperar o pique para os treinos de 2022. Mas, se driblar a preguiça já não é uma tarefa muito fácil, eliminar a dor na volta aos treinos é mais ainda. 

Segundo Cadu Ramos, fisioterapeuta de SP, distinguir se uma dor é apenas um sinal de que o músculo foi estimulado ou se é uma lesão não é tão simples. Por isso, é fundamental reconhecer quando preciso buscar ajuda.

Dessa forma, ele revela que é comum nos dias seguintes dos treinos sentir, além de cansaço, uma dor muscular. “Essa é uma resposta do organismo em defesa a esse processo inflamatório responsável pelas dores musculares depois dos exercícios. Conhecido como Dor Muscular Tardia (DMT) essa sensação de desconforto na musculatura ou de estar com o corpo “travado” é normal”, avisa.

Quando a dor na volta aos treinos é comum

A dor pós-treino dura entre 24 a 72 horas depois da atividade física e se esse desconforto não limitar a prática de exercícios. Sendo assim, um bom alongamento e aquecimento feito aos poucos pode já amenizar o quadro.

“Só é preciso ter cautela e respeitar os limites do corpo no próximo treino ou dar mais um dia de descanso naquela semana”, orienta o fisioterapeuta.

Leia também: Voltar a treinar depois das festas de final de ano: Saiba como

Quando significa lesão

Caso a dor não diminuir em até 72 horas, for aguda e vier acompanhada de hematoma, região avermelhada ou inchaço, pode ser que há uma lesão mais séria.

“É importante saber que a atividade física é sinônimo de saúde e antônimo de dor. Se qualquer incômodo não amenizar com dois dias de pausa nos treinos é essencial não negligenciar ajuda. A reabilitação, na maioria das vezes, permite o retorno aos treinos muito mais rápido. Além disso, é bem mais eficaz do que a insistência em se recuperar sozinho e acabar criando um problema ainda maior”, finaliza Cadu.

Fonte: Cadu Ramos, fisioterapeuta de SP.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.