Dor atrás dos olhos: tudo o que você precisa saber sobre o sintoma

Saúde
24 de Junho, 2022
Dor atrás dos olhos: tudo o que você precisa saber sobre o sintoma

De repente, você percebe uma dor que começa e se mantém atrás dos olhos. O que pode ser? Qualquer desconforto ocular sempre gera um sinal de alarme – e não é por menos, afinal, ninguém gostaria de perder a capacidade de enxergar. Por isso, conversamos com a Dra. Ione Alexim, oftalmologista do Instituto de Ciências Neurológicas ICNE, para entender o que esse sintoma significa. 

Leia mais: Distância entre as telas e os olhos: qual é a ideal para a saúde ocular?

Dor atrás dos olhos: o que é? 

“A dor atrás dos olhos é um sintoma inespecífico, geralmente com relato de incômodo, desconforto, sensação de peso ou pressão atrás dos olhos e que em alguns casos pode levar o paciente ao uso de  analgésicos para obter algum alívio”, explica a médica. 

Aliás, por ser um sintoma bastante genérico, pode estar associado a diversos diagnósticos oftalmológicos, como glaucoma, neurite, esclerite, uveíte e existência de grau não corrigido. 

Pode também ter relação com algumas doenças neurológicas, como a enxaqueca, fístulas, hipertensão intracraniana, tumores cerebrais, entre outros. “Então, na vigência e/ou persistência desse sintoma, um médico oftalmologista ou neurologista deverá ser consultado”, recomenda. 

Complicações e tratamentos

Como dito anteriormente, a dor atrás dos olhos é um sintoma inespecífico e, muitas vezes, o próprio paciente pode tomar medidas resolutivas com uso de analgésicos. No entanto, é aí que reside o perigo.  

“As principais complicações estarão relacionadas ao atraso no diagnóstico das possíveis causas associadas, que podem ter um impacto direto em suas atividades diárias ou até mesmo comprometer sua vida”, diz a oftalmologista. 

O tratamento indicado também vai depender da causa identificada pelo médico – por isso, o uso de analgésicos não é recomendado. Apesar de oferecerem certo alívio, esses medicamentos têm efeito temporário e podem postergar a procura por um especialista para a avaliação adequada. 

Fonte: Dra. Ione Alexim, oftalmologista do Instituto de Ciências Neurológicas (ICNE).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

criança pode comer chocolate
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Criança pode comer chocolate? Entenda a idade mínima recomendada

Adorado pelos pequenos, o doce é um tanto quanto controverso quando falamos em alimentação saudável

Câncer de colo do útero
Saúde

Câncer de colo do útero: América Latina é o 2ª lugar com mais mortes

Doença é a terceira mais incidente no Brasil e a quarta causa de morte por tumores em mulheres