Divisão de treinos: o que é melhor para hipertrofia?
Quando falamos em hipertrofia, ou seja, o aumento do ganho de massa muscular, podem surgir muitas dúvidas. Uma delas é sobre a divisão de treinos: qual é melhor?
De acordo com a educadora física da Vitat, Bianca Pichirilli, a divisão de treino é uma estratégia que ajuda a estimular todos os grupos musculares necessários. Assim, é possível garantir 48 horas de descanso.
“A divisão do treino é a estratégia para conseguir estimular todos os grupos musculares necessários, garantindo 48 horas pelo menos de descanso entre cada grande grupo muscular, antes de receber um novo estímulo. Assim, evitando lesões em virtude de sobrecarga de treino”, explicou a especialista.
Qual é a melhor divisão de treinos para ganhar músculos?
Para Bianca, não existe a “melhor” e a mais correta divisão de treinos. A musculação é semelhante à nutrição que possui estratégias como low carb e jejum intermitente.
“O que vai definir a melhor estratégia de divisão é o tempo de treino disponível que aquela pessoa terá. Ou seja, quantos dias por semana ela irá treinar, seus pontos fracos, seu sexo biológico e muitas outras características”, ressaltou. “Por exemplo, eu dificilmente prescrevo treino de peitoral para alunas mulheres, pois treinar peitoral irá acentuar uma protusão de ombro, trazendo o ombro da mulher que naturalmente já é voltado para frente, ainda mais para frente. Dando a sensação de que a mulher é curvada, ou tem má postura”, disse Bianca.
Além disso, a educadora física explica que caso a pessoa consiga treinar apenas 3 vezes por semana, a melhor estratégia é dividir os grupos musculares para esses três dias, priorizando pontos fracos e grandes grupos.
Leia também: Exercício aeróbico: o que é, benefícios e dicas para incluí-lo nos treinos
Quantos dias por semana devo treinar?
O Colégio Americano de Medicina do Esporte indica que adultos devem realizar de 4 a 6 dias de treino resistido por semana. Mas vale ressaltar que todo e qualquer resultado, tanto hipertrofia, quanto desempenho ou emagrecimento, depende 100% do plano alimentar alinhado ao plano de treino.
Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.