DIU Engorda? Ginecologista explica

Bem-estar Saúde
14 de Abril, 2023
DIU Engorda? Ginecologista explica

O DIU é um dos métodos contraceptivos mais queridinhos do momento. Além de ser altamente eficaz, esse método exige pouca manutenção e não interfere na espontaneidade da relação sexual. Contudo, assim como os anticoncepcionais, algumas mulheres acreditam que o DIU engorda e acabam evitando colocá-lo. Mas será que esse método contraceptivo pode elevar o peso na balança? Continue lendo e entenda. 

Veja também: Testosterona também é coisa de mulher: conheça os benefícios do hormônio

DIU engorda? 

Antes de mais nada, é preciso entender que existem dois tipos de DIUos hormonais e os não hormonais e cada um atua de uma forma no organismo feminino. O DIU não hormonal pode ser de prata e de cobre, sendo que este último é o mais conhecido. Já os hormonais são Kyleena e Mirena.

De acordo com a Dra. Yara Caldato, o DIU não hormonal não apresenta nenhuma influência no ganho de peso. Porém, já aqueles que são hormonais (Kyleena e Mirena), utilizam compostos como levonorgestrel, substância anticoncepcional que pode ter efeito no aumento de peso e até mesmo no surgimento de acnes. 

Contudo, a médica tranquiliza as pacientes quanto ao impacto desse efeito: “o DIU hormonal pode causar surgimento de acnes ou aumento de peso, porém esses sintomas não são comuns e há como ser feito o manejo desses efeitos de maneira eficaz”, afirma. 

Como evitar ganhar peso com métodos contraceptivos?

A dosagem hormonal encontrada nos métodos contraceptivos como Mirena ou Kyleena é bem baixa e tem efeito principalmente local, ou seja, no útero. Porém, a Dra. Yara explica que algumas pacientes podem apresentar sensibilidade a esses hormônios e sofrer influência mesmo em contato com baixas doses. 

A verdade é que ainda não há um consenso claro sobre os efeitos do DIU hormonal e são necessárias mais pesquisas para entender o método contraceptivo como um todo. Dessa forma, a médica ressalta que a melhor forma de equilibrar a balança é mantendo uma boa alimentação, apostar na atividade física e manter um estilo de vida mais saudável. Assim, essa recomendação vale tanto para pacientes que possuem o DIU hormonal, como também para aquelas que usam o método não hormonal.

Por fim, caso haja desconforto com relação ao método contraceptivo, vale procurar um médico ginecologista para reavaliá-lo. 

Afinal, qual é o melhor método contraceptivo para você? 

Escolher um método contraceptivo para chamar de seu deve exigir uma consulta com um médico ginecologista. É esse profissional que pode analisar o histórico de saúde, avaliar doenças prévias, sintomas relacionados ao período menstrual, o fluxo menstrual e toda a rotina da mulher como um todo.

Outro ponto que é frequentemente avaliado pelos médicos é entender se há desejo de engravidar. A partir dessa visão completa, é possível optar pelo contraceptivo mais adequado para cada mulher, ponderando os pontos positivos e negativos de cada um.

Fontes: 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva