Como diminuir a tensão acumulada pelo uso de celular e computador

2 de abril, 2020

Passar o dia todo trabalhando em frente ao computador ou mexendo no celular já virou rotina para muitas pessoas. Mas, essa prática comum do dia a dia pode levar a uma tensão acumulada no pescoço e pulsos, que pode evoluir para inflamações como a tendinite.

Atividades repetitivas contribuem para dores e lesões. Assim, sentar-se em uma mesa e usar o teclado por horas diariamente pode resultar em má circulação das articulações e músculos, por exemplo. Além disso, o estresse resultante do trabalho por horas sem interrupção também pode causar tensão e problemas no tecido muscular. 

Pesquisas recentes da Universidade Estadual de San Francisco, nos Estados Unidos também confirmaram que passar muito tempo no computador pode levar a dores nos ombros e pescoço a partir de uma postura inclinada e avançada da cabeça.

Leia também: Porque é importante ter uma boa postura

Portanto, veja algumas dicas que podem ajudar a aliviar a tensão acumulada causada pelo computador e celular.

Faça pausas

Mude de postura com frequência e faça pausas a cada hora. Se você usar uma mesa com regulagem de altura, tente limitar a posição a intervalos de 20 minutos e apoie um pé no apoio para os pés ou coloque um tapete antifadiga para baixo.

Ajuste sua cadeira

Uma configuração adequada da cadeira pode reduzir a tensão colocada na parte superior das costas, na região lombar e no pescoço. Por isso, tente manter as costas contra as costas da cadeira e verifique se os apoios de braços estão na mesma altura da mesa, para que os ombros permaneçam em uma postura relaxada.

Alongue os pulsos e dedos

Alongamentos podem ajudar a aliviar as dores nos ombros, pulsos e mãos. Os exercícios de alongamentos devem ser realizados regularmente durante o dia.

Tente esticar o pulso: com a palma da mão esquerda voltada para cima, coloque a mão direita nos dedos da mão esquerda e dobre lentamente o pulso para trás até sentir um alongamento suave no antebraço. Em seguida, repita no lado oposto. 

Dito isso, como alternativa você pode fazer um alongamento da palma da mão para baixo: flexione delicadamente o pulso esquerdo, curvando os dedos em direção à parte interna do pulso. Use a mão direita para ajudar gentilmente. Repita no outro lado. 

Redefina a posição do pescoço

Quando você passa muito tempo em frente a tela do computador, a tendência é projetar a mandíbula e o pescoço para frente. Essa postura frontal da cabeça coloca muita tensão nos músculos do pescoço.

Portanto, para aliviar essa tensão, o recomendado é virar a cabeça de um lado para o outro e depois rolar os ombros para trás e para baixo.

Bombeie os músculos

Estique os antebraços e as pernas enquanto bombeia ativamente primeiro as mãos, depois os pulsos e os tornozelos para ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e mobilizar os nervos. Dessa forma, você sentirá um alívio na sensação de formigamento e adormecimento que chega às mãos, pulsos e ombros.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.