Uso de redes sociais à noite causa dificuldade para dormir, aponta estudo

Bem-estar Equilíbrio Saúde
29 de Maio, 2023
Uso de redes sociais à noite causa dificuldade para dormir, aponta estudo

Postar fotos, textos ou quaisquer interações na internet no período da noite pode parecer uma ação inofensiva e muito comum. Contudo, de acordo com um estudo publicado no jornal Sleep Medicine, a prática pode causar dificuldade para dormir, dificultando o estado de relaxamento e atrasando o sono. Entenda a seguir.

Dificuldade para dormir: entenda a relação entre redes sociais e sono

Embora esse seja um costume muito comum, pesquisadores das universidades de Duke e Yale apontam que utilizar as redes sociais antes de dormir é um fator capaz de ativar um estado de alerta nos usuários. Isso acontece devido ao aumento dos níveis de dopamina no cérebro, que aumentam na espera do retorno dos outros usuários em relação ao conteúdo postado. 

A dopamina é conhecida como hormônio da felicidade. Embora cause sensações de satisfação e prazer, ela também está ligada a dificuldade de relaxar a mente e introduzir o sono. Por outro lado, outros estudos comprovam que a luz azul dos celulares elimina a produção de melatonina, um hormônio responsável pela regulação do sono, o que pode dificultar o adormecer e reduzir a qualidade do sono.

Detalhes do estudo 

A conclusão dos pesquisadores aconteceu após a análise de padrões de comportamento de mais de 44 mil usuários da Reddit, uma rede social de fórum, que conta com interações, votações e conteúdos. Eles analisaram 120 milhões de postagens de 44 mil usuários durante um determinado período.

Além disso, os pesquisadores também sabiam o horário padrão do sono dos usuários para avaliar o impacto da rede social no sono. Assim, os resultados demonstram que, se um usuário fizesse uma postagem cerca de 1h antes de dormir, as chances dele ir dormir até 3h mais tarde era maior. Outro ponto é que, quanto mais postagens, mais tempo leva para o usuário conseguir dormir.

Veja também: Alívio da Insônia: abordagens alternativas além das pílulas

Dicas para ter um sono de qualidade

O sono de qualidade desempenha um papel crucial na nossa saúde e bem-estar geral. Portanto, recomenda-se evitar o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. Em vez disso, é benéfico adotar hábitos relaxantes, como ler um livro físico, tomar um banho morno, praticar técnicas de relaxamento ou meditação. Essas práticas ajudam a preparar o corpo e a mente para o sono. 

Por fim, deixar o seu quarto mais aconchegante, organizado, limpo e escuro pode contribuir com a qualidade do sono.

 

Fonte: Sleep Medicine.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas