Dieta rica em frutas e vegetais diminui risco de aborto espontâneo, diz estudo

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade
23 de Agosto, 2023
Dieta rica em frutas e vegetais diminui risco de aborto espontâneo, diz estudo

O aborto espontâneo é um acontecimento complexo e pode ser influenciado por uma série de fatores. Contudo,uma dieta saudável na gravidez pode ter efeito protetor ser a saída para reduzir o risco de aborto. É o que aponta uma revisão recente publicada na revista Fertility and Sterility. No estudo, os pesquisadores descobriram que uma alimentação rica em frutas e vegetais pode contribuir para uma gestação saudável, assegurando o bem-estar da mãe e do bebê. 

Veja também: Alimentação na gravidez: dicas de lanches saudáveis

Detalhes sobre o estudo

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram 20 estudos que exploraram os hábitos alimentares de mulheres que deram à luz nos meses anteriores e logo após a concepção de um bebê. O objetivo era analisar se esses estudos mostravam evidências e associação da alimentação saudável com uma chance menor ou maior de aborto espontâneo.

“Estes são alimentos que normalmente compõem dietas ‘saudáveis’ e bem balanceadas, com evidências anteriores mostrando que é importante comer uma dieta completa, rica em proteínas, vitaminas e minerais durante a gravidez”, acrescenta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Dieta saudável na gravidez diminui risco de aborto

Segundo o médico ginecologista, Dr. Fernando Prado, infelizmente, os abortos são muito comuns, mais do que se imagina. “Estima-se que de 15 a 25% de todas as gestações possam terminar em abortos”, indica.

A revisão da pesquisa descobriu que, quando comparada ao baixo consumo, a alta ingestão de frutas pode estar associada a uma redução de 61% no risco de aborto espontâneo.

“A alta ingestão de vegetais pode estar associada a uma redução de 41% no risco de aborto espontâneo, segundo o estudo. Para laticínios é uma redução de 37%, 33% para grãos, 19% para frutos do mar e ovos”, explica a Dra. Marcella.

Risco da comida ultraprocessada

Uma dieta rica em alimentos processados também mostrou-se associada à duplicação do risco de aborto espontâneo. Os estudos incluídos na análise focaram no período periconcepcional – um período antes e durante os primeiros 3 meses de gravidez.

Os dados coletados de um total de 63.838 mulheres saudáveis em idade reprodutiva foram incluídos, com informações sobre suas dietas normalmente coletadas por meio de questionários de frequência alimentar para cada estudo.

Estilo de vida e dieta saudável na gravidez

Se o seu objetivo é aumentar a família, comece com escolhas mais saudáveis na sua alimentação e estilo de vida. Segundo a médica nutróloga, o aconselhamento sobre dieta é um dos assuntos que mais devem ser discutidos quando o assunto é gravidez. “Seguir uma dieta saudável, tomar suplementos como folato e ômega 3, fazer exercícios e tentar diminuir o estresse são coisas que as pessoas podem tentar fazer para diminuir o risco de aborto espontâneo”, acrescenta a médica.

“Quase 50% das perdas precoces da gravidez permanecem inexplicadas. Na ausência de uma causa, os pais geralmente procuram seus profissionais de saúde para obter orientação para reduzir o risco de futuros abortos espontâneos. Há um crescente corpo de evidências para mostrar que as mudanças no estilo de vida. O que inclui   mudanças na dieta, parar de fumar e não beber álcool – antes de conceber e nos estágios iniciais da gravidez – podem ter um impacto”, explica o Dr. Fernando.

Por fim, a boa notícia é que, independentemente das causas do aborto de repetição, mulheres que passaram por esta situação possuem 70% de chance de engravidar e ter uma gestação saudável. 

Fontes:

  • Dr. Fernando Prado, médico ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana na Neo Vita.
  • Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!