Dieta saudável pode desacelerar o envelhecimento, aponta estudo. Entenda

Alimentação Bem-estar Saúde
15 de Março, 2024
Dieta saudável pode desacelerar o envelhecimento, aponta estudo. Entenda

A alimentação equilibrada é capaz de manter o corpo forte, nutrido e em forma. Mas além de todos esses benefícios, a ciência agora traz mais um motivo para investir na dieta saudável: prevenir o envelhecimento. 

O estudo, conduzido pela Universidade de Columbia e pelo Centro de Envelhecimento Robert Butler, identificou que os benefícios da alimentação alcançam o físico e o mental, resultando um risco menor de demência e diminuição do envelhecimento. Saiba mais a seguir!

Leia também: Melhores dietas para 2024: confira o ranking anual

Dieta saudável e envelhecimento: detalhes do estudo

A hipótese dos pesquisadores era que uma alimentação saudável protege contra a demência porque retarda o ritmo do envelhecimento biológico. Portanto, para comprovar essa tese, o estudo contou com 1.664 participantes, com idades a partir de 60 anos, sendo que apenas 144 se alimentavam apenas de alimentos recomendados. 

O reporte com o grupo de participantes foi de 1991 a 2008, somando 17 anos. Já o envelhecimento foi medido a partir de dados do DNA usando um relógio epigenético. Assim, foi possível demonstrar que o grupo que adotou a dieta indicada reduziu os índices de demência e mortalidade.

“Os resultados sugerem que o ritmo mais lento de envelhecimento medeia parte da relação entre uma dieta saudável e a redução do risco de demência. O monitoramento do ritmo de envelhecimento pode informar a prevenção da demência”, aponta o estudo. 

Dieta DASH 

O protocolo adotado pelo grupo menor foi a dieta DASH ( (Dietary Approaches to Stop Hypertension), eleita uma das melhores para cuidar da saúde pelo ranking US News & World ReportO regime alimentar propõe o baixo consumo de sódio, açúcares e de gordura saturada, encontrada em frituras, carnes vermelhas e industrializados.

Dessa forma, os parâmetros colocados pelo regime alimentar são capazes de barrar a hipertensão, auxiliar na perda de peso e contribuir com a melhora do perfil metabólico.

Mesmo com os benefícios comprovados, mais estudos são necessários, como aponta Daniel Belsky, autor sênior do estudo. “E, se nossas observações também forem confirmadas em populações mais diversas, o monitoramento do envelhecimento biológico pode, de fato, informar a prevenção da demência.”

Leia também: Dieta DASH controla hipertensão e previne doenças; saiba mais

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas