Como a dieta e os exercícios impactam a saúde mental de mulheres maduras

Alimentação Bem-estar Equilíbrio Movimento
01 de Julho, 2021
Como a dieta e os exercícios impactam a saúde mental de mulheres maduras

Que a combinação de uma dieta saudável com a prática regular de atividade física pode ser muito benéfica para a saúde mental de homens e mulheres, você provavelmente já deve saber. Mas agora, um novo estudo descobriu que os exercícios podem reduzir os impactos de uma alimentação ruim, sobretudo para elas.

Dieta, esportes e saúde mental de mulheres

Desenvolvida na Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos, a pesquisa tentou explorar a relação entre os padrões alimentares, a prática de exercícios físicos e a saúde mental de homens e mulheres.

Os pesquisadores coletaram dados de 1.209 participantes da América do Norte, Europa, Oriente Médio e Norte da África com 30 anos ou mais. Todos eles tiveram que responder a questionários sobre seus cardápios e estados mentais.

Os resultados levantaram discussões interessantes. Uma delas, por exemplo, foi a de que uma dieta pobre está mais associada ao estresse em mulheres do que em homens. Por outro lado, o consumo de fast-food e alimentos com altos índices glicêmicos pode potencializar esse problema em ambos os sexos da mesma forma.

Quando as mulheres consumiam frutas, vegetais verde-escuros e peixe e não pulavam o café da manhã, eram menos suscetíveis ao estresse. E se elas caprichavam nos cereais integrais e nas oleaginosas, então, esse benefício era potencializado.

Mas e o exercício?

Entretanto, os cientistas também perceberam que a prática regular de atividade física pode amenizar as consequências negativas de uma alimentação ruim, especialmente no público feminino. Um exemplo destacado por eles foi a cafeína em excesso, que pode deixar as pessoas mais estressadas — ela não tem tanto efeito assim no corpo se combinada com exercícios físicos.

Ainda, a ingestão de alimentos considerados saudáveis também esteve associada a uma maior frequência da prática de esportes.

Leia também: Ministério da Saúde lança guia de estímulo à prática de atividade física

Conclusões

Na verdade, a pesquisa reiterou o que a ciência já vem falando há um bom tempo: dieta, exercícios e saúde mental caminham juntos, e um influencia diretamente o outro. Portanto, os próprios autores do artigo recomendam: a alimentação saudável e a atividade física devem ser a primeira linha de defesa contra o estresse psicológico, principalmente entre as mulheres maduras.

Leia também: Dicas para tratar e prevenir o cansaço mental

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas