Dieta carnívora emagrece? Nutricionista explica trend do TikTok
Dieta carnívora emagrece mesmo? A dúvida se popularizou depois de viralizar em redes sociais como o TikTok. Nos vídeos, que ultrapassam milhares de visualizações, incentiva-se uma alimentação focada em carne, além de ovos e manteiga. Mas será que esse plano alimentar é saudável? Veja o que diz uma nutricionista sobre o assunto.
Leia mais: Dieta carnívora: O que é e quem pode fazer
O que é a dieta carnívora?
A dieta carnívora é um plano alimentar baseado na ingestão exclusiva de carnes e alguns outros alimentos de origem animal, como ovos e leite. Dessa forma, nessa alimentação, não existe a inclusão de alimentos de origem vegetal como legumes, verduras, frutas e cereais.
Benefícios da dieta carnívora: realmente emagrece?
Segundo Larissa Franco, nutricionista, alguns dos benefícios da dieta carnívora é o alto consumo de proteínas e, consequentemente, aumento da saciedade. Assim, consome-se menos calorias excessivas e “beliscos” que geralmente são fontes de calorias e carboidratos.
Os riscos da nova trend do TikTok
A prática da dieta carnívora a longo prazo pode apresentar riscos à saúde. Por exemplo, uma chance maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso porque a maior parte das carnes possuem um alto teor de gorduras saturadas, aumentando assim o LDL (colesterol ruim).
Além disso, aponta a nutricionista, pode causar deficiências nutricionais. É o caso de algumas vitaminas que estão presentes em frutas, verduras e legumes (como a vitamina A, C e B). Além disso, a ausência de fibras pode causar sérios problemas digestivos e constipação intestinal. “Pacientes que possuem doenças renais e portadores de hipercolesterolemia devem evitar completamente esse tipo de dieta para não agravar seu quadro clínico”, alerta Larissa.
Dieta carnívora emagrece, mas o ideal é investir na alimentação saudável
Por fim, falando em alimentação saudável e qualidade de vida, uma dieta deve ser totalmente equilibrada em proteínas, carboidratos e lipídios, onde cada macronutriente terá uma função importante em nosso organismo. O paciente mesmo restringindo carboidratos, poderá ter ganho de peso caso a quantidade de calorias não esteja adequada individualmente, mesmo que essas calorias sejam provenientes de proteína!
Fonte: Larissa Franco, nutricionista.