Dicas de como meditar no metrô, ônibus ou carro
O hábito de meditar é muito importante para afastar o estresse efetivamente, e também possui diversos benefícios para à saúde e bem-estar. Cada vez que nos sentamos, convidamos nossas células para liberar reações de tensão que acumulamos ao longo do tempo, deixando-nos mais relaxados e equilibrados.
Mas, com a rotina estressante que temos no dia a dia, nos esquecemos de buscar técnicas que acalmem, como a meditação. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso estar isolado para praticar esse relaxamento. Portanto, você pode sim meditar em qualquer lugar. É possível, inclusive, praticar a modalidade no metrô, ônibus ou carro. Veja dicas:
Respire
Pode parecer irônico usar o transporte público como um veículo para relaxar, já que ele é repleto de estressores, principalmente durante as horas de pico. Mas, um truque que tem resultados instantâneos é se sentar quando possível e respirar fundo 10 vezes por um período de dois a três minutos. Isso criará uma mudança perceptível no estado de consciência.
Leia também: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática
Assim, se você se sentir ansioso ou estressado durante o trajeto – o que costuma ser comum se você mora em uma cidade movimentada – controlar e regular a respiração pode induzir um estado meditativo.
Trabalhe com o seu entorno, não contra ele
Você já percebeu que quando estamos sob muito estresse, normalmente temos uma visão de “túnel” que nos faz focar no chão, nos nossos celulares. Por isso, é importante permanecer atento ao ambiente, pessoas e lugares ao seu redor, até pequenos detalhes, como a temperatura do corpo.
Leia também: Guia de meditação para iniciantes
Isso o levará a um momento de consciência mais presente – mesmo que você esteja em ação. Por exemplo, se está presenciando alguma discussão ou situação ruim no metrô e ainda é capaz de ter paz de espírito, muitas coisas difíceis se tornarão mais fáceis.
A prática leva à perfeição
Os benefícios da meditação são diversos e, para colhê-los, é preciso se dedicar ao máximo. Mesmo que a meditação seja feita por apenas alguns minutos, já é um grande avanço.
Leia também: 4 dicas de meditação para quem não consegue focar
Assim, se encaixar a meditação em seu dia agitado, descobrirá que é capaz de fazer as coisas mais rapidamente, mantendo a calma e precisão.