Dia dos Pais: a paternidade e o desenvolvimento cognitivo dos filhos

Bem-estar Equilíbrio
11 de Agosto, 2022
Dia dos Pais: a paternidade e o desenvolvimento cognitivo dos filhos

O Dia dos Pais está chegando e, para muitos, essa data é marcada por várias memórias, quase sempre ligadas à infância. Mas uma coisa é certa: o desenvolvimento cognitivo das crianças é diretamente impactado pelo ambiente e seus genitores ainda nos primeiros anos de vida.

Leia também: Dia dos Pais a distância: Como comemorar a data

A emoção no desenvolvimento cognitivo

Antes de mais nada, é importante entender o impacto das emoções na formação intelectual do ser humano.

De acordo com Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais. Dessa forma, elas surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo, seja ele bom ou ruim. 

“Quando o ambiente doméstico é “seguro”, se mantêm ativos os mecanismos inibitórios que controlam as respostas de luta-fuga. Nessa situação, as vias neurais ativadas preparam os músculos da face e da cabeça, o coração, a circulação, os pulmões e todos os mecanismos fisiológicos para o contato social. Neste contexto, os processos mentais de atenção, raciocínio e concentração estão livres para funcionar”, explica.

A neurocientista lembra que, por outro lado, se o ambiente é de alguma forma ameaçador, uma área cerebral chamada amígdala vai iniciar um processo excitatório sobre outras regiões. “Tais respostas podem envolver aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; ou podem envolver uma “paralisação”, com diminuição dos batimentos e queda da pressão arterial, dentre outros muitos efeitos no corpo. Uma pessoa nesse momento foca apenas no comportamento de reação, não se motivará a aprender e terá dificuldade para socializar”, detalhou.

A emoção é importante para o cérebro dos filhos

A especialista explica também que a emoção afeta o processo de retenção das informações e a memória é altamente dependente do significado que atribuímos às coisas e acontecimentos.

“Assim, sabemos que as áreas cerebrais envolvidas no controle motivacional, na cognição e na memória fazem conexões com diversos circuitos nervosos dos sistemas emocionais, tudo funciona junto”, detalhou.

Dia dos Pais: como melhorar a relação paterna em prol do desenvolvimento cognitivo?

Sabendo que os sentimentos positivos ou negativos interferem nos processos mentais mais complexos, como a tomada de decisão e o controle dos comportamentos, o foco deve ser na aceitação das diferenças e limitações de cada um.

Assim, estratégias e ferramentas para interação entre pais e filhos são bem-vindas para fortalecer o afeto e a inspiração. “A disciplina é necessária e muito importante no processo de criação dos pais. Mas é importante lembrar que rotinas que dão margem para o clima de ameaça, opressão, vexame ou de desvalorização do esforço pessoal fazem o sistema límbico, situado no meio do cérebro, bloquear o funcionamento das funções cognitivas de integração que permitem a resolução de problemas”, concluiu.

Além disso, a especialista listou algumas dicas que podem ajudar as relações familiares:

  • Busque melhorar as conexões emocionais com transparência e amor, levando em conta as referências que fazem sentido para a geração dos seus filhos;
  • Provoque avaliações colaborativas, favorecendo mais a discussão e construção de conceitos do que as respostas certas, como por exemplo, fazendo perguntas às crianças, ouvindo as respostas e explorando seu jeito de pensar;
  • Inclua a possibilidade de cometer erros e aprender com eles, use estratégias que valorizem o erro como forma de aprendizado.

Fonte: Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros