Dia das Crianças: brincadeiras antigas para estimular a inteligência
Hoje é a data mais esperada pelos pequenos: o Dia das Crianças. Este dia é comemorado de diferentes formas e, atualmente, a tecnologia fala mais alto. As crianças tendem a passar mais tempo assistindo vídeos no Youtube e jogando joguinhos no celular.
Mas de acordo com o Dr. Fernando Gomes, médico neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de SP, as brincadeiras antigas são essenciais para estimular a inteligência. “Quando comparamos amarelinha, pega-pega, par ou ímpar, telefone sem fio, entre outras, com o mundo atual que é muito mais on-line, conseguimos avaliar o quanto o mundo atual das telas compromete o desenvolvimento do cérebro”, avisa o médico.
Brincadeiras antigas para o Dia das Crianças
Algumas brincadeiras, além de serem são simples e fáceis de produzir, auxiliam na educação das crianças e cada uma delas estimula um tipo de inteligência específica e as habilidades mentais. Assim, são elas:
Brincadeiras antigas para o Dia das Crianças: stop, telefone sem fio ou trava língua
As brincadeiras citadas são essenciais para trabalhar a Inteligência linguística e comunicação, a fim de potencializar matérias escolares como português e inglês.
O que, o que é? Pedra, papel e tesoura, par ou ímpar e jogo da velha
Promovem a inteligência lógico matemática e melhoram as habilidades, como por exemplo, fazer contas.
Perna de lata, jogar amarelinha, cama de gato, pular corda, elástico, andar de carrinho de rolimã ou de pega-pega
Sem dúvidas, exercitar o corpo faz bem para a saúde. Dessa forma, com as crianças não é diferente, brincadeiras que movimentam o físico despertam a habilidade motora e a inteligência corporal cinestésica. Além disso, é possível queimar algumas calorias.
Colecionar figurinhas
O simples hábito de colecionar figurinhas pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais. Assim, estimula a memória, a atenção e outras habilidades sociais são saudavelmente provocadas com esse hábito que aciona o circuito do prazer. Portanto, uma ótima dica é ter o álbum de figurinhas da Copa, que está super em alta.
Leia também: Álbum da Copa pode ajudar a desenvolver habilidades sociais
Ter um pet
Apesar de não ser uma brincadeira em específico, ter pets é uma ótima maneira de trabalhar a empatia e desenvolve sentimentos e emoções.
Fonte: Dr. Fernando Gomes, médico neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de SP.