Álbum da Copa pode ajudar a desenvolver habilidades sociais

Bem-estar Equilíbrio
11 de Outubro, 2022
Álbum da Copa pode ajudar a desenvolver habilidades sociais

Recentemente, o álbum da Copa do Mundo 2022 chegou às bancas. É comum ver crianças, adolescentes ou adultos se encontrando em lugares públicos para trocar figurinhas, como shoppings e praças, por exemplo.

Mas você sabia que o simples hábito de colecionar figurinhas pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais? “A troca de figurinhas pode ser um momento importante de interação social e comunicação, ajudando as pessoas a formarem grupos de amizade”, afirma Filipe Colombini, psicólogo e fundador da Equipe AT.

Benefícios de ter um álbum da Copa

Confira a seguir 4 bons motivos, segundo o psicólogo, para que seu filho embarque nessa nova onda:

Benefícios de ter um álbum da Copa: participar do assunto do momento

Em ano de Copa, o álbum de figurinhas é um dos assuntos mais comentados. Por isso, o psicólogo ressalta a importância de incentivar o seu filho participe desse movimento para amplie suas oportunidades de contato social. “Muitas vezes, só um assunto ou interesse em comum com outra pessoa pode diminuir muitas ‘travas’ para alguém que tem alguma dificuldade  para interagir em grupos, socialmente”, conclui.

Desenvolver a organização

As coleções de figurinhas ajudam a desenvolver as funções executivas, responsáveis pela capacidade de planejar e se organizar. “O interesse em completar o álbum pode fazer com que a criança passe por situações de resolução de problemas e crie estratégias, aprimorando muitas funções cognitivas”, explica Filipe Colombini.

Conhecer novas pessoas

De acordo com Filipe, durante as trocas é possível socializar com diversas pessoas – até mesmo desconhecidos. “Isso é importante para ampliar as turmas de convívio social, o que ajuda a desenvolver habilidades sociais e garante mais oportunidades de lazer e diversão para seu filho”, diz o especialista.

Leia também: Distúrbios de aprendizagem mais comuns entre as crianças

Ensinar a paciência

“O objetivo final é completar o álbum, mas para isso é necessário todo um processo. Isso é importante para inserir noções importantes para seu filho, como a paciência e a autorregulação. Além disso, fazer essa coleção também ajuda a criança a lidar com algumas frustrações, potencializando a inteligência emocional e outras capacidades importantes no desenvolvimento”, afirma Colombini.

Fonte: Filipe Colombini, psicólogo e fundador da Equipe AT.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!