Detox digital: O que é e quais são os benefícios

Bem-estar Equilíbrio
06 de Dezembro, 2019
Detox digital: O que é e quais são os benefícios

Você costuma passar o dia todo no celular? No transporte público e em diversos ambientes é comum ver as pessoas vidradas no mundo digital, mas até quando isso é saudável? Assim como o detox alimentar, o detox digital também se refere a uma desintoxicação, porém, do mundo tecnológico.

Dessa maneira, o detox digital refere-se a se desconectar do celular, tablet, televisão e computador, a fim de focar na vida real – sem distrações.

Leia também: Dependência do celular pode causar depressão e solidão

Segundo dados da empresa de pesquisas Nielsen Company, organização global de informação, dados e medição germânico-americana com sede em Nova Iorque, o uso excessivo da tecnologia pode está associado a problemas de sono, sintomas depressivos e aumento dos níveis de estresse.

Com isso, se você é o tipo de pessoa que geralmente fica no celular principalmente antes de pegar no sono, saiba que esse é um dos motivos para você dormir pior e menos. 

Como fazer um detox digital

Ficar longe dos dispositivos digitais pode beneficiar o bem-estar mental, mas o detox digital não envolve uma separação completa do celular e outros meios. Sendo assim, o processo é sobre estabelecer limites e garantir que você esteja usando seus dispositivos para beneficiá-lo, e não prejudicar sua saúde mental e física.

Veja como começar o processo de detox digital:  

  • Um jejum digital: Tente abrir mão de todos os dispositivos digitais por um curto período de tempo, como um dia ou até uma semana;
  • Abstinência digital recorrente: Escolha um dia da semana para ficar livre de dispositivos;
  • Desintoxicação específica: Se um aplicativo, site, jogo ou ferramenta digital estiver consumindo muito do seu tempo, concentre-se em restringir o uso;
  • Desintoxicação de mídia social: O recomendado é restringir ou eliminar completamente o uso de mídia social por um período específico, para que assim, você possa cuidar de sua saúde emocional.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa