Dependência do celular pode causar depressão e solidão

3 de outubro, 2019

Se você tem um celular – e é muito provável que tenha –  já se viu percorrendo o Instagram ou Facebook quando se sente deprimido, triste ou sozinho.

De fato, você pode até apostar que o smartphone é uma boa companhia nos momentos de solidão e depressão, mas, na verdade, um estudo acaba de comprovar que trata-se exatamente do oposto. 

Uma pesquisa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, revelou que a dependência do celular pode provocar solidão e depressão.

Dependência do celular e saúde mental

Publicado no Journal of Adolescent Health, o estudo coletou dados de 346 participantes entre 17 e 20 anos de idade. 

Eles escolheram “adolescentes mais velhos” de propósito, principalmente porque cresceram com smartphones, mas também porque a faixa etária é particularmente vulnerável a problemas de saúde mental. 

No início do estudo, os participantes responderam perguntas sobre seus hábitos de saúde mental e smartphone usando uma escala de quatro pontos para classificar afirmações como “Entro em pânico quando não posso usar meu smartphone”.

Cerca de quatro meses depois, eles responderam ao questionário pela segunda vez.

Os resultados mostraram que a dependência do celular prediz diretamente sintomas depressivos que apareceram lá na frente. 

Lembre-se de que a equipe focou especificamente na dependência do celular, não apenas no uso geral do aparelho. 

Em outras palavras, o smartphone pode realmente ser bom para a saúde se você usá-lo de uma maneira saudável, mas tornar-se dependente dele provavelmente prejudicará a saúde mental a longo prazo.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Os autores concluem que, dados os resultados do estudo, é provável que seja uma boa ideia que os indivíduos avaliem seu relacionamento de dependência do celular e estabeleçam limites ou prazos. 

Assim, quando as pessoas se sentem estressadas, devem usar outras abordagens saudáveis ​​para lidar com isso, como conversar com um amigo próximo para obter apoio ou fazer alguns exercícios ou meditação.

Leia também: Benefícios do sorriso para a saúde – comprovados pela ciência

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.