‘Desengasgador’ funciona? Manobra de Heimlich ainda é a melhor opção
Uma nova opção para salvar crianças e adultos da asfixia causada pelo engasgo repercutiu nas redes sociais. A novidade é o aparelho desengasgador, que promete auxiliar a desobstrução aérea em situações de primeiros socorros.
A solução vai de encontro a um dado preocupante. Em 2022, foram registradas 242 mortes por inalação ou ingestão de objetos e alimentos que obstruíram o trato respiratório em crianças. Assim, esse tipo de asfixia é a principal causa de mortes acidentais de crianças no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Saiba mais a seguir!
‘Desengasgador’: como funciona?
A proposta do aparelho é evitar fatalidades através da pressão negativa nas vias áreas. O foco do desengasgador é expulsar o alimento ou objeto, retomando a passagem de ar. Porém, para ser utilizado, o produto deve ser manuseado por outra pessoa para garantir a vedação da máscara na boca e, em seguida, realizar a pressão de cima para baixo para puxar o item obstrutor.
Embora existam várias marcas no mercado, apenas uma tem o registro da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: o “Life Vac”, que mesmo viralizando só agora, já existe desde 2019. Assim, o produto está disponível à venda pela internet e os valores variam de R$100,00 a R$500,00 em média.
Veja também: Pipoca, bala e amendoim: Confira a lista de alimentos que mais causam engasgo em crianças
Ainda faltam estudos aprofundados sobre o efeito do ‘desengasgador’
Apesar da recente popularidade e do uso promissor, ainda faltam estudos para garantir a eficácia do aparelho. A indicação do próprio fabricante é só fazer uso do aparelho se a manobra de Heimlich não funcionar. Por isso, mesmo que o desengasgador possa ser utilizado por pessoas sem treinamento, a manobra tradicional de Heimlich ainda é o procedimento mais indicado nesses casos e tende a apresentar bons resultados na desobstrução das vias aéreas.
Além disso, uma revisão científica publicada em agosto de 2020, no periódico Resuscitation, aponta que os dados que comprovam a eficácia do desengasgador ainda são frágeis e devem ser aprofundados.
“Poucos ensaios imparciais testam a eficácia dos dispositivos de sucção antiasfixia, resultando em provas insuficientes para apoiar ou desencorajar a sua utilização”, apontaram os pesquisadores.
Manobra de Heimlich ainda é a melhor opção
A manobra de Heimlich é uma técnica de compressão abdominal. Ela deve ser a primeira opção em situações de emergência, como asfixia por alimento ou objeto estranho preso no trato respiratório. Portanto, em casos graves de obstrução, indica-se a realização dessa manobra. Ou seja, em situações nas quais a vítima não pode se comunicar ou respirar apropriadamente.
Contudo, vale reforçar que a manobra é contraindicada para gestantes, crianças de até 5 anos e obesos. Nesses casos, compressões torácicas e percussão nas costas, por exemplo, também podem ser efetivas.