Pipoca, bala e amendoim: Confira a lista de alimentos que mais causam engasgo em crianças

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
31 de Agosto, 2023
Pipoca, bala e amendoim: Confira a lista de alimentos que mais causam engasgo em crianças

Alimentos aparentemente inofensivos e alguns reconhecidamente saudáveis podem representar um grande perigo para as crianças: o engasgo. A situação acontece quando a comida bloqueia a via respiratória, causando perda de fôlego, tosse, inquietação e coloração azulada na pele. A seguir, confira os alimentos que mais causam engasgo e como evitar esses incidentes. 

Veja também: Presunto, salsicha ou calabresa: veja porque você deve evitar dar embutidos para o seu filho

Lista de alimentos que mais causam engasgo em crianças

A Sociedade de Pediatria de São Paulo explica que o engasgo é uma manifestação do organismo com o intuito de expelir algum objeto ou alimento presente na garganta, bloqueando a passagem de ar nas vias respiratórias. 

O grande risco desse incidente, no entanto, pode envolver lesões cerebrais por falta de oxigenação momentânea e até óbito. Nesse sentido, os alimentos arredondados costumam ser o principal motivo de engasgo. A seguir, veja a lista de alimentos:

  • Pipoca;
  • Amendoim;
  • Bala dura;
  • Carne;
  • Sementes e castanhas;
  • Biscoitos;
  • Uvas;
  • Batatas fritas;
  • Salsicha;
  • Azeitonas;
  • Tomate cereja.

Sintomas de engasgo

O incômodo da criança diante da obstrução costuma ser imediato e perceptível. Os sinais são:

  • Tosse persistente e/ou intensa.
  • Chiado no peito.
  • Rouquidão;
  • Respiração ruidosa;
  • Falta de ar súbita;
  • Dificuldade para falar;
  • Por fim, a inquietação pode levar a criança a colocar as mãos ao pescoço, como se estivesse sufocada.

Como evitar engasgos? 

O primeiro passo para evitar incidentes é não oferecer os alimentos listados a crianças menores de 4 anos. Outra estratégia é cortá-los em pequenos pedaços ou batendo-os em um liquidificador. 

Além disso, o Dr. Rogério, médico gastroenterologista do Hospital Beneficência Portuguesa, recomenda que se ensine às crianças a comerem com calma, devagar e respirando adequadamente sempre que for possível. Essa prática reduz as chances de engasgos e evita o hábito de comer descontroladamente.

Alimentos que causam engasgo: Como socorrer bebês?

Ao notar os sinais de obstrução respiratória — mais especificamente a falta de ar — coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço. Em seguida, efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). 

Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Por fim, os primeiros socorros para asfixia ou engasgo são prioridade até que o atendimento especializado seja possível.

Fique atento! Quando o bloqueio das vias aéreas é parcial, em que a criança pode tossir e esboçar sons, não se deve bater nas costas dela, levantar os braços, colocar os dedos às cegas na garganta da criança, etc. Esses movimentos podem fazer com que o objeto que está causando o engasgo se mova e torne a obstrução completa. Incentive-a a tossir e leve-a imediatamente ao serviço de emergência.

Fonte: Dr. Rogério Alves, médico gastroenterologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte