Como evitar os desconfortos físicos causados pelo outono e inverno

Saúde
28 de Abril, 2022
Como evitar os desconfortos físicos causados pelo outono e inverno

Provavelmente você já ouviu alguém falar que está sentindo dor por causa do frio. E sim, isso realmente acontece – principalmente no outono e inverno. Pois as temperaturas baixas interferem nas dores reumáticas e musculares.

Em dias frios, temos uma tendência a tensionar mais o corpo. Isto é, a ficarmos mais “encolhidos” para manter o calor corporal e a nos movimentarmos menos.

Por exemplo, em uma noite típica de inverno, você acorda na manhã seguinte com o corpo dolorido e rígido, muitas vezes sem entender o motivo exato. A resposta para isso é o frio, que colaborou para a tensão corporal, resultando nas tais dores e desconfortos. Quem tem condições crônicas, como artrite, sente ainda mais essas dores.

De acordo com o Dr. Bruno Miranda, ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a contração excessiva dos músculos gera desconforto devido à tensão muscular, especialmente em pacientes com dores crônicas. “A ciência concorda que há base científica para a dor relacionada à mudança de temperatura.”

Leia também: 5 receitas leves e quentinhas para dias frios

Quais são as causas desses desconfortos físicos no outono e inverno?

Segundo o médico, com a queda da temperatura, os vasos sanguíneos e os músculos do corpo ficam mais contraídos. “O objetivo é levar sangue para as áreas nobres. Como o coração e pulmão, além de evitar que o sangue circule muito por áreas superficiais, o que leva a ainda mais perda de calor para o ambiente.”

O problema é que a falta de sangue nas extremidades (como mãos e pés) e articulações (como os joelhos) torna o líquido no interior dessas articulações mais viscoso. Dessa forma,  diminui a lubrificação e piora as dores.

“A queda da temperatura altera também a pressão do ar e isso pode deixar as terminações nervosas da cartilagem mais sensíveis, gerando mais dor e desconforto”, continua. 

Leia também: Exercício no frio queima mais calorias? Vem saber

Aqueça-se

Outro ponto levantado pelo ortopedista é a queda na prática de exercícios físicos durante os meses de inverno. Pois eles protegem as articulações e são responsáveis pelo fortalecimento da musculatura. Assim, evita a sobrecarga das juntas e o aumento de dores.

Leia também: Como evitar dores ao correr no frio

“Uma boa alternativa para evitar as dores é, portanto, manter uma rotina de atividades físicas apesar do frio”, diz o Dr. Bruno. “Além de aumentar a temperatura corporal e fazer o sangue circular pelas extremidades e articulações, o exercício vai evitar que você perca massa muscular e sobrecarregue as articulações que já sofrem com dores crônicas.”

Além disso, existem outras formas de se manter aquecido, como apostar em roupas adequadas e que favoreçam a troca de calor com o ambiente, e em refeições quentes, incluindo sopas e chás.

Fonte: Dr. Bruno Miranda, ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar