Descompressão da coluna: trend do TikTok é recomendada?
O TikTok é conhecido por abordar temas diferentes e trends um tanto quanto “inusitadas”. Recentemente, diversos vídeos sobre “descompressão da coluna” viralizaram, com mais de 4 milhões de visualizações. Mas com a repercussão, também surgiram várias dúvidas, por exemplo, se o método realmente funciona, se causa dor, como faz e as contraindicações.
Vídeo: Reprodução/TikTok
Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com a Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.
O que é descompressão da coluna?
Se você nunca ouviu falar sobre o tema, deve estar se perguntando o que significa a descompressão da coluna. Basicamente, é um tipo de alongamento.
De acordo com Bianca, a coluna vertebral é composta pelo líquido sinovial, que fica localizado entre as vértebras e é responsável por lubrificar os discos vertebrais. Mas durante o dia, por conta de atividades diárias, como ficar sentado, por exemplo, e pela gravidade, essas vértebras são comprimidas e esse líquido se espalha. “Por isso falam que quando acordamos estamos 2 cm maiores, por conta da diminuição do líquido”, diz a especialista.
“A descompressão da coluna nada mais é do que forçar que os discos voltem ao tamanho normal. E isso acontece somado ao relaxamento muscular”, explica Bianca. “Quando a pessoa sobe e se apoia na barra fixa, ela acaba contraindo vários músculos. Você demora cerca de 3 a 4 segundos para de fato conseguir relaxar, e o cérebro entende que o corpo todo está relaxado e o peso está apenas no braço. Isso facilita o processo de descompressão da coluna.
Leia também: Cifose: Principais técnicas para amenizar a dor na coluna
Como fazer?
De fato, qualquer tipo de alongamento muscular é benéfico para o corpo. Com a descompressão da coluna não é diferente, e a boa notícia é que para fazer não é difícil, basta seguir alguns passos:
- Suba na barra com os pés livres, ou seja, sem nenhum tipo de apoio;
- Em seguida, puxe o ar do pulmão e solte esvaziando todo o ar;
- Lembre-se de relaxar toda a musculatura, assim o seu cérebro entende esse comando;
- Fique nessa posição de 5 a 10 segundos, fazer apenas uma vez é suficiente.
Não é recomendado para todos
Segundo a educadora física entrevistada, a descompressão da coluna é contraindicada para pessoas com lesões no ombro, como tendinite, bursite e qualquer inflamação nessa região. “Também não aconselho gestantes. Pois elas acabam prendendo a respiração, o que aumenta a pressão arterial, além de ter um peso maior na barriga”, finaliza.
Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.
Foto de capa: Reprodução/TikTok