Dermatoscopia: o que é, como é feita e para que serve
A dermatoscopia é um exame que permite que o dermatologista consiga identificar as estruturas da pele que não são visíveis a olho nu. É, então, um marco importante na precisão tecnológica de testes sobre doenças de pele.
O exame é capaz de proporcionar um diagnóstico de câncer de pele e de outras doenças cutâneas ainda em estágios muito iniciais, quando ainda não seria reconhecido pela simples aparência clínica.
Leia mais: Câncer de pele: conheça os principais tipos e como prevenir
Como é feita a dermatoscopia?
Primeiramente, durante uma consulta dermatológica, o especialista irá utilizar um aparelho chamado dermatoscópio. Ao entrar em contato com a pele, esse instrumento permite visualizá-la com grande quantidade de detalhes, assim como com cabelos e unhas.
É possível avaliar até mesmo os vasos sanguíneos, os pigmentos cutâneos, as escamas de queratina, os pelos e diversas outras características da pele humana que são minúsculas. Por esse motivo, o exame também é chamado de “estetoscópio do dermatologista”.
Geralmente, a ampliação da imagem é de até 20 vezes em ferramentas manuais. É possível colocar uma câmera fotográfica em alguns dos dermatoscópios convencionais. Já quando o exame é feito totalmente digital, o aparelho conta com uma microcâmera acoplada. Dessa forma, um computador processa a imagem e a leva para uma tela de análise. Com a ampliação, pode chegar até 70 vezes com a alta resolução.
Para que serve
A dermatoscopia serve para avaliar com mais detalhes alterações na pele que podem ser indicativos de malignidade. Por exemplo, algumas manchas superficiais que podem evoluir para um melanoma quando não tratadas, além de doenças capilares.
Ainda é capaz de encontrar lesões vasculares e cicatriciais, ceratose seborreica (verrugas) e sinais de nascimento. Também pode auxiliar na identificação de lesões causadas por infecções generalizadas, como no caso do vírus da HPV e da leishmaniose, entre outros problemas de saúde.
Em resumo, o exame auxilia quando há alguma lesão de pele, cabelo ou unha que necessite de melhor avaliação, sobretudo as pigmentadas e/ou com suspeita de câncer de pele.
Resultados da dermatoscopia
O resultado do exame é imediato. Ou seja, depende do olhar do especialista em dermatologia que está avaliando a lesão ou mancha. Por fim, vale lembrar que os profissionais habilitados para realizar uma dermatoscopia, em sua maioria, são apenas os médicos dermatologistas e os profissionais da área de oncologia.
Fonte: Natasha Crepaldi, dermatologista formada em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com pós-graduação em Dermatologia pelo ISMD em Niterói, no Rio de Janeiro, e em Medicina Estética pelo International Association of Aesthetic Medicine IAAM/ASIME.