Dermatite herpetiforme: o que é, sintomas tratamento

Saúde
11 de Julho, 2022
Dermatite herpetiforme: o que é, sintomas tratamento

A dermatite herpetiforme é uma doença de pele crônica que pode se manifestar por meio de erupções cutâneas com muita coceira e bolhas avermelhadas. Essa condição é comumente causada por um ataque autoimune do organismo nas células da pele.

Também chamada pelos médicos de Dermatite de Duhring-Brocq, ela costuma estar relacionada à exposição ao glúten ou a um alimento alergênico que, com frequência, é motivo de intolerância alimentar. Ou seja, além do ataque à saúde intestinal, ela acaba atingindo a derme.

Causas

O principal motivo relacionado à dermatite herpetiforme é a existência de uma intolerância prévia ao glúten. Ou seja, um composto de proteínas presente em alimentos que contém derivados de aveia, de trigo, de centeio ou de cevada, como pães, tortas, bolos, massas e farinhas.

Porém, em alguns casos dessa dermatite, não é identificado o motivo do ataque do próprio corpo a pele. Assim, não existe uma causa unânime relacionada ao surgimento dessa condição no corpo.

Sintomas de dermatite herpetiforme

Os sintomas mais comuns da dermatite herpetiforme costumam incluir uma sensação constante de coceira na pele. Seguida consequentemente pelo surgimento de vesículas e de bolhas com base avermelhada na pele. Podem ainda aparecer algumas placas semelhantes às da urticária ao longo do organismo.

As regiões com essas erupções cutâneas são os glúteos, as juntas como os cotovelos e os joelhos e ainda a parte posterior da cabeça. A doença é mais comum entre adultos jovens, mas também pode ocorrer em crianças e idosos.

Leia também: Alimentos que contêm glúten e você nem imagina

Tratamento

Uma vez que haja suspeita clínica de dermatite herpetiforme, um dermatologista irá encaminhar um pedido de biópsia (retirada de um pedacinho de pele. Com envio para análise histopatológica e de imunofluorescência, que são técnicas de análise do tecido para identificação da causa e localização da bolha.

Mas, em relação ao tratamento, nos casos de intolerância ao glúten, é feita a exclusão do alimento da dieta diária, além do uso de medicações imunossupressoras e que controlem o processo inflamatório e de ataque a pele.

Os resultados do medicamento via oral podem surgir a partir de um até três dias após o uso. Mas, vale ressaltar que é preciso sempre fazer uma verificação regular das células sanguíneas para entender se o tratamento está surtindo efeito.

Além disso, um nutricionista também pode auxiliar na adaptação da dieta diária para substituir os alimentos que contêm glúten. Assim, oferecendo opções feitas à base de arroz, milho e outros ingredientes que não possuem a proteína.

Fonte: Natasha Crepaldi, dermatologista formada em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com pós-graduação em Dermatologia pelo ISMD em Niterói, no Rio de Janeiro, e em Medicina Estética pelo International Association of Aesthetic Medicine IAAM/ASIME.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso