Depressão sorridente: O que é e como identificar
Quando vemos um sorriso, acreditamos que é indicativo de felicidade. No entanto, há diversas pessoas que são capazes de sorrir e ter momentos de alegria, mas, ainda assim, vivem com pensamentos suicidas. Essas pessoas podem ter depressão sorridente. Trata-se de um tipo de depressão que, diferente do quadro comum do distúrbio, está presente mesmo quando o paciente apresenta sinais de bom humor.
Dessa maneira, uma pessoa com este distúrbio reage a estímulos positivos. Ou seja, quando vivenciam situações positivas, pode demonstrar bom humor e uma certa felicidade. No entanto, assim que o impacto acaba, retorna com a mesma potência ao estado deprimido. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 10 anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4% — o que corresponde a 322 milhões de pessoas no mundo.
No entanto, é possível que uma pessoa com algum transtorno depressivo tenha momentos de bem-estar e prazer, ou apenas esteja com o humor mais deprimido por mais tempo.
Leia também: Botox pode ajudar no tratamento de depressão, diz estudo
Como identificar
Não é fácil dificuldade identificar a depressão sorridente. Por isso, é importante estar atento aos sinais que o indivíduo apresenta quando não está em um momento alegre.
Leia também: Diferentes tipos de depressão: Conheça
Os sintomas podem variar entre cada indivíduo, porém, os mais comuns são:
- Oscilação de humor;
- Sono excessivo;
- Problemas de concentração ou para tomar decisões do dia a dia;
- Fadiga;
- Ganho de peso;
- Sensibilidade a críticas;
- Uma melhora temporária do estado de ânimo;
- Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.
Tratamento para depressão sorridente
O tratamento para a depressão sorridente consiste em psicoterapia, onde o terapeuta irá auxiliar o paciente a lidar melhor com os sintomas. Em casos mais graves, o psiquiatra indica o uso de medicamentos.