Depilação na gravidez: o que pode ou não usar nesse período?

Beleza Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
08 de Julho, 2022
Depilação na gravidez: o que pode ou não usar nesse período?

A depilação na gravidez pode acabar resultando em diferentes dúvidas para a mulher que está passando pela gestação. Embora tenha o desejo de retirar seus pelos, o momento pode acabar fazendo com que ela se questione sobre qual método é o mais indicado neste período, por exemplo.

Segundo a dermatologista Fabiane Andrade Mulinari Brenner, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, o indicado é que a mulher mantenha o método que ela já estava habituada durante a gestação. No entanto, deve-se pensar em outra opção de depilação caso a opção utilizada anteriormente era laser ou a luz pulsada. Em suma, eles não são permitidos durante a gravidez.

A seguir, veja as orientações em relação a outros métodos populares para retirar os pelos durante a gestação:

Leia mais: Alterações dos seios na gravidez: afinal, quais são as mais comuns?

Depilação na gravidez: lâmina, cera e cremes depilatórios

  • Lâmina: ela pode ser usada no decorrer da gravidez e tende a ser uma boa opção para que a mãe sinta menos dor. No entanto, de acordo com Fabiane, é preciso redobrar a atenção para não se cortar. Isso porque, ao causar esses microtraumas na pele, abre-se uma porta para possíveis infecções. “Tanto que pedimos para a paciente evitar o seu uso durante as 24 horas anteriores ao parto”, completa a especialista;
  • Cera quente ou fria: gestantes também podem usar este método para se depilar. Todavia, como a pele fica mais sensível durante a gravidez devido as oscilações hormonais, a mulher pode sentir mais dor ao fazer uso da cera quente e/ou fria. Além disso, qualquer trauma cutâneo, como o de arrancar o produto, pode gerar manchas;
  • Cremes depilatórios: embora este tipo de depilação não seja oficialmente contraindicado para gestantes, ele é o menos recomendado. Isso porque os cremes depilatórios tendem a causar irritação na pele e, consequentemente, a grávida pode ficar manchada devido a esse processo alérgico.

Por fim, vale ter em mente que a depilação íntima não deve acontecer durante a gravidez. Isso porque os pelos protegem a vagina contra a entrada de bactérias. Além disso, essa área do corpo feminino tende a estar mais sensível já que está no processo de dilatação óssea, preparando-se para o parto.

Fonte: Fabiane Andrade Mulinari Brenner, dermatologista coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva