Depilação a laser ou cera quente: qual a melhor para a pele?

Beleza Bem-estar
17 de Novembro, 2023
Depilação a laser ou cera quente: qual a melhor para a pele?

No mundo da depilação, a escolha entre a depilação a laser e a depilação com cera quente é um tema frequente de debate. Ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens. Ana Paula Braun, nutricionista e fundadora da rede de franquias Execelência, especialista no assunto de cuidados com o corpo e com a pele, explica as principais diferenças de cada método.

Leia mais: Depilação com lâmina, cera ou laser? Conheça cada tipo

Depilação a laser ou com cera quente: prós e contras

Depilação a laser

Modernidade e conforto: A depilação a laser é uma opção mais moderna, pois conta com equipamentos avançados que oferecem resultados com menos dor em comparação com a cera quente.

Resultados duradouros: Uma das principais vantagens do laser é a sua eficácia a longo prazo. Geralmente, após algumas sessões, os pelos tendem a diminuir e a crescer mais finos. Assim, torna a depilação quase permanente.

Menos irritação da pele: Ao contrário da cera quente, que pode causar irritações e vermelhidão na pele, o laser é mais suave e menos agressivo para a derme. Desse modo, é uma escolha mais segura para pessoas com pele sensível.

Poucas sessões: Normalmente, são necessárias 10 sessões de depilação a laser para alcançar resultados satisfatórios. Por outro lado, com a cera quente, os pelos não param de crescer definitivamente e o retorno é mensal.

Sem retoques: Após algumas sessões iniciais, os retoques na depilação a laser são menos frequentes. Assim, economiza tempo e dinheiro a longo prazo.

Época do ano: Muitas pessoas preferem começar a depilação a laser durante os meses de outono, inverno e primavera, quando a exposição ao sol é menor.

Tipo de pele: Há um mito que pessoas com pele mais escura não podem fazer a depilação a laser. No entanto, a única diferença é que preciso realizar algumas sessões a mais.

Crescimento do pelo: O pelo deve estar na fase de crescimento ativo (fase anágena) para que o tratamento a laser seja mais eficaz. Isso significa que é preciso deixar os pelos cresçam um pouco antes de cada sessão.

Cera quente

Desconforto: A depilação com cera quente pode ser dolorosa, especialmente para pessoas com pele sensível.

Crescimento dos pelos: Em comparação com o laser, a cera quente não é tão eficaz a longo prazo. Isso porque os pelos tendem a crescer mais rapidamente após a depilação.

Manutenção: Com a cera quente, é necessário realizar depilações frequentes. Dessa forma, pode ser inconveniente e caro.

Por fim, de acordo com a especialista, a depilação a laser se torna uma opção mais vantajosa para quem busca resultados duradouros, conforto e menos irritação na pele. “Embora a cera quente seja uma alternativa tradicional, suas desvantagens a tornam menos atraente a longo prazo”, diz Ana Paula.

Fonte: Ana Paula Braun, nutricionista e fundadora da rede de franquias Execelência.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva