Estratégias para você cumprir suas promessas de ano novo

Bem-estar Equilíbrio
20 de Dezembro, 2022
Estratégias para você cumprir suas promessas de ano novo

O final do ano é marcado pela reflexão de quais metas foram batidas e quais não foram. Seja para conquistar a independência financeira, cuidar da saúde, perder peso ou começar algum curso novo, fazer promessas de ano novo é tão comum quanto parece. No entanto, muitas vezes essas metas acabam não sendo cumpridas. 

“No momento de fazer sua lista de desejos, é importante traçar metas realistas e que tenham conexão real com os seus valores e objetivos de vida”, aconselha Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT. “Além disso, é essencial desenvolver táticas para ajudar a alcançar esses objetivos, evitando frustrações”, conclui. 

Assim, para começar 2023 com o pé direito e realizar suas promessas, confira as dicas do psicólogo a seguir: 

Promessas de ano novo: detalhe os seus objetivos

Você deve garantir que vai estar motivado e comprometido com seus planos. Portanto, vale analisar suas metas e entender o porquê e como você pretende alcançá-las. Assim, será possível identificar o que realmente é importante e como a realização de cada item vai causar um impacto positivo na  sua vida.

Promessas de ano novo: avalie cenários e busque ajuda

Para traçar metas, é fundamental analisar o quanto cada desejo é possível e se depende somente de você. Isso porque alguns objetivos não são alcançados sem a assistência ou vontade de outras pessoas. Se esse for o caso, identifique quem pode lhe auxiliar e busque apoio. O suporte necessário poderá vir de familiares, amigos ou de profissionais qualificados. 

Leia também: Promessas de ano novo que você pode cumprir

Promessas de ano novo: dê um passo de cada vez

Uma dica valiosa para atingir metas difíceis é criar planos de curto prazo. Eles podem ser mensais, semanais ou até diários, mas o importante é manter objetivos alcançáveis para que se note mais facilmente o progresso realizado.

Trabalhe seu emocional

Nem todos os seus desejos serão alcançados em um curto espaço de tempo, e isso é natural. Por exemplo,  criar um novo hábito faz parte de um processo cercado de altos e baixos. Sendo assim, para lidar com a frustração e continuar firme no seu objetivo, é fundamental regular suas emoções e não se cobrar demais.

Comemore pequenas vitórias

A cada conquista no meio do processo, é válido você se dar um prêmio. Dessa forma, essas recompensas vão se contrabalançar com o esforço realizado e restaurar seu ânimo. Lembre-se: cada momento prazeroso vai lhe ajudar a manter o foco, o engajamento e a disposição para continuar firme nos seus propósitos.

Fonte: Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa