Como cuidar melhor da saúde mental

Bem-estar Equilíbrio
08 de Agosto, 2019
Como cuidar melhor da saúde mental

Quando o assunto é saúde, o termo é automaticamente relacionado a um estado de boa disposição física, à capacidade de autonomia para se movimentar, praticar esportes e ainda à ausência de enfermidades. Porém, um aspecto essencial para que se leve uma vida saudável diz respeito a cuidar da saúde mental

O que é saúde mental

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) não possua uma definição sobre o que é a saúde mental, ela pode ser resumida grosseiramente em uma palavra: equilíbrio. “É o estado de bem-estar, quando o indivíduo consegue lidar bem com as questões do dia a dia”, acrescenta Yuri Busin, psicólogo doutor em neurociência do comportamento e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME). 

Assim como o corpo precisa de exercício físico e alimentação saudável para manter seu pleno funcionamento, a mente exige alguns cuidados para você se manter positivo e fortalecido, mesmo quando o cenário da vida não está muito favorável. 

Veja dicas de como cuidar melhor da sua saúde mental:

  • Permita-se sentir emoções negativas “Aceitar os sentimentos ruins é uma forma de se conhecer, entender seus gatilhos e como controlá-los”, recomenda Busin. Dessa forma, é normal ter raiva, medo e desespero, assim como é natural sentir alegria, euforia e outros sentimentos positivos. 
  • Independentemente de como foi seu dia, é saudável fazer um balanço diário de tudo o que houve, valorizando as pequenas conquistas e bons momentos desse período.
  • Tenha um tempo reservado para fazer o que gosta e faça disso um ritual diário, se possível. Exercite-se, leia um livro, cozinhe e faça tudo aquilo que lhe dê prazer, como forma de desopilar a mente. 
  • Trace metas, objetivos e um plano para alcançá-los. Assim fica mais fácil ter motivação quando há um propósito a ser cumprido. Por exemplo, que tal começar a cuidar mais da saúde, estipulando correr sua primeira prova de 5 km?

Leia também: Saúde emocional: O que é e como cuidar da sua

Fonte: Yuri Busin, psicólogo doutor em neurociência do comportamento e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor