Cuidados com a pele no Carnaval
A temporada de Carnaval carrega consigo, além de muita alegria, também excessos. Por acontecer em uma época do ano mais quente, a pele pode sofrer com o calor, com o suor, com as maquiagens coloridas. Por isso, é importante reforçar os cuidados para garantir a saúde e evitar o envelhecimento precoce. Conheça, então, alguns cuidados indispensáveis com a pele durante o Carnaval.
Leia mais: Corpo hidratado no Carnaval: dicas de frutas e alimentos
A importância não esquecer os cuidados com a pele
O dermatologista Erasmo Tokarski ressalta a importância de cuidar da pele durante a programação de folia, para evitar dermatites, queimaduras e problemas que atrapalhem a diversão do folião. Veja dicas importantes para evitar tais condições!
Dicas de cuidados com a pele no Carnaval
A primeira dica é a proteção contra o sol para quem deseja curtir os blocos de rua. “No Carnaval, as pessoas tendem a passar várias horas expostas ao sol e a proteção com o filtro solar é indispensável para evitar insolação e outros danos a longo prazo, como o envelhecimento precoce e câncer de pele”, indica o dermatologista Erasmo Tokarski.
Outra observação importante é sobre as pinturas de rosto, sucesso principalmente nos bailes infantis. Dessa forma, é importante usar tintas específicas para a pele.
“Quem usa tinta guache, por exemplo, está utilizando um produto com componentes que ressecam a pele. À medida que vai secando, ela provoca, no mínimo, uma sensação de desconforto e coceira, podendo causar irritação”, descreve o especialista.
Para quem tem a pele sensível, o dermatologista recomenda fazer um teste com a tinta em uma pequena parte do braço e aguardar algumas horas. Se for observada alguma reação, a aplicação deve ser suspensa.
Na escolha da maquiagem, o ideal é que ela seja hipoalergênica, especialmente quando aplicada em crianças. Além disso, não se deve compartilhar rímel, lápis de olho e sombra, por exemplo. Isso porque aumenta o risco de espalhar vírus e bactérias, causando conjuntivite e alergias.
Os sprays de espuma também merecem atenção. Assim, caso a criança tenha alguma reação, como vermelhidão e ardência, a área atingida deve ser lavada com água corrente. Em caso de persistirem os sintomas, é necessário procurar um atendimento médico.
Como retirar a maquiagem sem agredir a pele
Por fim, ao final das festas, reserve um tempo para fazer uma boa limpeza na pele. Segundo a Dra. Amarilis Taís Sand, dermatologista, ao esfregar o lenço demaquilante ou o algodão sobre o rosto há o atrito, deixando a pele ainda mais sensível.
Por isso, o mais indicado é apostar no removedor de maquiagem líquido. “Para retirar estes materiais, como glitter e lantejoula do rosto e do corpo, o indicado é usar demaquilante bifásico,formulado com uma mistura de água e óleo, porque eles não agridem tanto a pele. Use o removedor de maquiagem como se fosse um sabonete, para lavar o rosto com água abundante. Para finalizar, aplique água termal, que ajuda a acalmar a pele”, conclui a médica.
Fonte: Dr. Erasmo Tokarski, dermatologista, e Dra. Amarilis Taís Sand, dermatologista.