Cuidado com os lábios no outono: 6 dicas para evitar o ressecamento

Beleza Bem-estar
27 de Abril, 2023
Cuidado com os lábios no outono: 6 dicas para evitar o ressecamento

Quando falamos em cuidar do rosto, pensamos logo na pele. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o cuidado com os lábios também é essencial. Delicada e mais fina, a pele dessa região costuma sofrer mais com o ressecamento na temporada do frio (outono-inverno) e até mesmo com os nossos hábitos, o que pode deixá-lo sem brilho, sem viço e apresentando até mesmo descamação em alguns casos. Veja o que fazer!

Leia mais: Cuidados com os lábios devem ser diários

Cuidado com os lábios no outono: 7 dicas

Na lista de skincare, tratar os lábios também deve ser levado em consideração e uma boa rotina de cuidados faz com que a pele da região fique mais saudável e naturalmente mais bonita. Por isso, veja algumas dicas que vão deixar a saúde e a beleza dessa região em dia. Confira:

Hidratante labial não pode faltar!

Primeiramente, para evitar o ressecamento dos lábios, aposte em um bom hidratante labial. Produtos formulados com vitaminas, manteigas e óleos dão um boost na hidratação. Além disso, é imprescindível ingerir bastante água. Isso porque ela nutre de dentro para fora e é indispensável para manter o corpo inteiro hidratado, inclusive os lábios.

Não passe a língua!

É instintivo passar a língua ao sentir a pele dos lábios ressecada, porém tente resistir a essa tentação. O pH da saliva é mais ácido e acaba ressecando a região podendo causar até assadura. Os lábios já têm uma proteção natural, que fica um pouco mais fragilizada no frio, e a saliva deixa essa proteção ainda mais vulnerável.

Cuidado com os lábios: nada de retirar as peles soltas

Sabia que a maior causa das fissuras labiais são causadas quando se puxa ou morde as pelinhas soltas? Esse ato acaba retirando, inclusive, pedaços de pele que estão saudáveis, deixando os lábios frágeis e mais suscetíveis à entrada de microrganismos. Células mortas e peles soltas saem sozinhas ou com uma esfoliação.

Esfolie com frequência

Tanto o calor quanto o frio intenso podem prejudicar bastante os lábios. Por isso, é importante a renovação da pele para eliminar as células mortas. Nesse sentido, existem vários modos de fazer esse procedimento, um deles é com dois ingredientes muito simples: mel e açúcar!

Para isso, basta uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de mel. Misture os ingredientes e aplique nos lábios em movimentos circulares. Pronto! Deixe agir por 10 minutinhos. Após esse período, retire com água. O resultado é uma pele lisinha e macia, lábios mais suaves e prontos para absorver melhor o hidratante.

Cuidado com os lábios: não se esqueça do protetor solar

Outra curiosidade: os lábios não possuem uma camada completa de epiderme, ou seja, são muito frágeis para se defender do sol. Por isso, assim como no rosto e no corpo, passar protetor solar nos lábios é imprescindível e um cuidado que deve ser feito diariamente.

Na hora da make

Uma boca hidratada, sem pele soltando facilita muito na hora da maquiagem. Por isso, prefira batons com proteção solar e que contenham hidratantes na fórmula. Por fim, não se esqueça de sempre hidratar os lábios após retirá-lo, principalmente se ele for de efeito matte.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!