Quanto tempo leva para criar o hábito de ir à academia?

Bem-estar Movimento
24 de Abril, 2023
Quanto tempo leva para criar o hábito de ir à academia?

Criar o hábito de ir à academia pode ser um desafio para a maioria das pessoas. Entre as principais dificuldades estão a falta de disposição, constância e de tempo. Pensando nisso, pesquisadores das universidades de Chicago, na Pensilvânia e do Instituto de Tecnologia da Califórnia realizaram um estudo para identificar o tempo médio para criar um hábito. 

Com o apoio pioneiro da inteligência artificial para analisar a formação de hábitos, em especial no que se refere à atividade física, os pesquisadores analisaram dados de mais de 30 mil frequentadores de academia ao longo de 4 anos. Ao final, eles identificaram que, em média, as pessoas levam 6 meses para fixar um hábito.

A pesquisa também avaliou que alguns aspectos como a hora do treino não influenciam na construção do hábito. Contudo, a frequência foi identificada como um fator que estimula a fixação da rotina. Ou seja, quanto mais a pessoa faltar nos treinos, mais difícil será construir o hábito de ir à academia. 

Por fim, a pesquisa também demonstrou que cerca de 69% dos participantes tinham propensão em frequentar a academia nos mesmos dias da semana, sendo que segunda e terça são os mais frequentados. Porém, ainda que a jornada para criar o hábito de ir à academia seja longa, algumas dicas podem deixar o processo mais fácil e interessante. 

Veja também: Whey antes ou depois do treino? Saiba a melhor forma de tomar o suplemento

Dicas para criar o hábito de ir à academia

Basicamente toda formação de hábitos passa por quatro estágios: gatilho, desejo, comportamento e recompensa. Isso acontece porque o nosso cérebro tende a internalizar as tarefas do dia a dia para gastar menos energia. Logo, para ter uma rotina de atividades físicas é necessário repetir o processo até que ele se torne natural, isso fará com que o “piloto automático” seja ativado e torne a ida à academia uma parte comum do seu dia a dia.

Além de focar nos treinos, aqui vão outras dicas que podem ajudar a manter a constância:

  • Cuide de alimentação;
  • Se possível, tenha acompanhamento de um profissional na academia;
  • Reserve um tempo para realizar as atividades físicas todos os dias;
  • Evite comparar os seus resultados e foque na sua evolução;
  • Invista na repetição para alcançar o hábito;
  • Conte com uma rede de apoio. Amigos podem incentivar a jornada saudável.

Além disso, um erro muito comum na mudança de hábitos é começar com metas audaciosas e de certa forma, muito competitivas. Porém, na maioria das vezes é justamente esse ponto de partida que é determinante para o sucesso da jornada. Ao não alcançar os objetivos, sentimentos como frustração e desânimo podem vir à tona e interromper completamente o ciclo de mudança.

Por isso, é necessário ir com calma. Comece com uma mudança por vez, com metas simples, mas valorizando a constância. Ou seja, reservar um tempo para a mudança de hábito todos os dias. Nesse ponto, a repetição faz muita diferença e tornará o processo natural com o passar do tempo. Contudo, é necessário ter paciência para esperar os frutos da dedicação e do esforço.

Referência: Proceedings of the National Academy of Sciences

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

mulher fazendo o exercício prancha na sala de casa, que serve para fortalecer o core
Bem-estar Movimento

Por que você deveria fortalecer o core (e melhores exercícios!)

Fortalecer o core vai muito além da estética – pode prevenir dores, lesões e melhorar a postura. Veja os melhores exercícios!