Crianças podem pegar peso na academia? Entenda

Bem-estar Movimento
06 de Janeiro, 2022
Crianças podem pegar peso na academia? Entenda

Cada vez mais é comprovado que a prática de exercícios físicos é essencial para o nosso corpo e mente. Dessa forma, problemas como ansiedade, falta de concentração, depressão, sobrepeso podem ser controlados com a atividade física. Mas quando o assunto é infância, surge a dúvida: crianças podem pegar peso?

Em primeiro lugar, segundo o educador físico Tauan Gomes, as  crianças podem sim praticar exercícios físicos. “A criança precisa estar envolvida em um convívio social. Dentro da academia, além de cuidar da saúde física, nós também cuidamos da saúde mental. É um ambiente onde você consegue fazer conexões e  entender que existem perfis diferentes do seu”, explica.

Assim, é importante introduzir as atividades físicas na infância, desde que tenha o aval dos pais e o acompanhamento de um profissional.

Atividade física na infância

Ainda de acordo com Tauan, as crianças têm uma capacidade de aprendizado muito maior do que adultos. Para isso, basta criar um ambiente favorável para que ela aprenda conforme sua idade.

“Por muito tempo a academia foi um lugar na qual as crianças eram proibidas de frequentar, pela falta de informações. Mas para frequentar as academias, as crianças precisam ter um ambiente adaptado para elas, criados pelos profissionais”, afirma o educador físico.

É importante que as crianças pratiquem exercícios na academia para conhecer o próprio corpo, melhorar a capacidade cognitiva e a capacidade respiratória, além do processo de maturidade. 

Crianças podem pegar peso, mas com a idade recomendada

Embora as crianças possam pegar peso na musculação, tudo vai depender da idade de cada uma. “Elas podem começar a praticar exercícios a partir dos 9 anos, mas o mais recomendado é com 14 anos. Pois a criança começa a ter coordenação motora e aptidão física para estar dentro deste ambiente”, ressalta o profissional.

Leia também: Exercícios simples e fáceis para as crianças fazerem em casa

Melhores exercícios para crianças

Antes de iniciar os exercícios na musculação, um adulto precisa aprender os movimentos básicos. Como por exemplo, andar, correr, abaixar, pular. Pois este tipo de introdução da atividade física pode ser inserida no início da musculação. Para as crianças não é diferente.

O mais indicado são exercícios que utilizam o peso do próprio corpo. Passando essa fase, avaliada por um profissional, elas podem utilizar cargas dentro do limite, não pensando em alta performance.

Fonte: Tauan Gomes, educador físico.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina