Como criar crianças altruístas: Dicas para os pais

Bem-estar Equilíbrio
10 de Agosto, 2021
Como criar crianças altruístas: Dicas para os pais

O altruísmo, disposição para se doar e ajudar os outros, é uma virtude necessária para o ser humano. Assim, ética, honestidade, respeito, empatia, generosidade e senso de justiça são valores que permeiam o altruísmo. Mas, há estudos que alegam que ele faz parte da constituição do ser humano, e, então seria possível trabalhar essa qualidade em todos, desde a infância. Ou seja, uma educação amorosa – repleta de exemplos práticos e muito diálogo – funciona como um pilar imprescindível para se criar crianças altruístas.

A seguir, veja formas de incentivar e desenvolver o altruísmo desde o início da vida dos pequenos:

Como criar crianças altruístas

Mostre o altruísmo com o seu exemplo

Muitas vezes criar filhos representa uma revisão de valores prévios para que possamos oferecer o nosso melhor aos menores. Pois, as crianças se inspiram e se guiam pelo comportamento dos pais ou cuidadores, que são sua principal referência. Ou seja, mostrar atitudes como a generosidade, gratidão, humildade, honestidade e empatia são a melhor forma de ensiná-las. Aqui vale mesmo o ditado de que ‘uma ação vale mais do que mil palavras’.

Reforce e parabenize atitudes das crianças altruístas

Elogiar e reconhecer quando seu filho executar uma atitude altruísta incentiva fortemente a repetição do comportamento. Pois, as crianças adoram receber a aprovação de seus pais. Dessa maneira, aproveite esses momentos para lembrar a importância de agirmos com ética, respeito e empatia, até mesmo em situações que nos desafiam ao oposto. 

Crie seu filho cercado de atenção

Passar tempo de qualidade com ele, tratá-lo com respeito e afeto, ouvi-lo e dialogar constantemente são atos que fazem a criança se sentir amada. Esta é a forma mais efetiva para lhe incentivar a tratar os outros da mesma forma que é abordada dentro de seu lar. É importante diferenciar uma educação amorosa de uma permissiva, sem limites. Assim, a primeira sabe repreender quando necessário e ensina a reconhecer seus erros, embora mantenha seu foco no reforço de atitudes positivas realizadas. A segunda, não.

Crie oportunidades para a prática

A gratidão e a boa educação fazem parte do altruísmo. Além disso, ensinar a criança a reconhecer os pequenos acontecimentos da vida e agradecer as pessoas ao seu redor é um exercício para essa virtude. Contudo, cabe lembrar que toda força de caráter, como a humanidade, a justiça, a temperança e a bondade, pode e deve ser exercitada e desenvolvida através da prática e da repetição, no dia a dia. 

Faça-a enxergar todos com compaixão

Mostrar respeito por todos, independentemente de sua história, origem e condição social é uma lição valiosa de altruísmo que as crianças precisam aprender. Por isso, conversar sobre as dificuldades e iniquidades do mundo com seu filho é fundamental, com o intuito de reconhecer seus privilégios e fortalecer seus valores e princípios. 

Leia também: Como tratar a depressão pós-parto durante a amamentação?

Fontes: Andréa Ladislau, doutora em psicanálise e pós-graduada em psicopedagogia e inclusão social; professora Associada do Departamento de Psicanálise du Saint Peter and Saint Paul Lutheran Institute au Canada; e Bruna Richter, psicóloga graduada pelo IBMR, pós-graduanda no curso de Psicologia Positiva e em Psicologia Clínica, ambas pela PUC. Escreveu os livros infantis: “A noite de Nina – Sobre a Solidão”, “A Música de Dentro – Sobre a Tristeza” e ” A Dúvida de Luca – Sobre o Medo”. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor