Criança asmática pode fazer atividade física?
Falta de ar, dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, chiado ou tosse. Esses são alguns dos sintomas mais tradicionais da asma, condição física que afeta mais de dois milhões de pessoas somente no Brasil e pode interferir diretamente nas atividades diárias. É uma doença que possui tratamento efetivo e se torna altamente controlada com acompanhamento médico. No entanto, uma dúvida que pode aparecer frequentemente é: criança asmática pode fazer atividade física?
Roberta Fittipaldi, pneumologista, explica que, quando há crise, não é indicado fazer esforço físico. Mas, uma vez controlado o quadro, os exercícios passam a ser altamente recomendados. “Essas atividades, principalmente as aeróbicas — como corrida, natação, bicicleta, dança, luta, patinação — estimulam nosso organismo a produzir substâncias anti-inflamatórias”.
De acordo com a médica, a asma brônquica é uma doença inflamatória e esse tipo de exercício ajuda o paciente a não ter os sintomas mais comuns. “Sendo assim, a atividade física é importante não somente para crianças asmáticas, mas para adultos também”, diz.
Atividade física para criança asmática
Roberta enfatiza, inclusive, que alguns esportes são mais indicados em casos de asma — por exemplo, a natação. “É um exercício aeróbico que ficou muito popular nos anos 80, justamente por ser indicado para os asmáticos”, revela. “É uma atividade completa, que mexe com os músculos do corpo todo, inclusive os da respiração, que fazem parte do sistema pulmonar”, completa. Segundo a médica, o músculo, quando bem treinado, ajuda o paciente a respirar melhor.
Ela reforça ainda que isso não significa que a natação seja o único exercício possível. A criança asmática pode fazer outros tipos de atividade física. “Todos os aeróbicos mexem com os músculos da respiração e melhoram as capacidades física e cardiopulmonar. Eles treinam os músculos do coração e da respiração, fazendo com que o paciente tenha uma inspiração e uma expiração mais fáceis, tranquilas e calmas. Exercícios físicos como esse auxiliam e tornam a musculatura cardiorrespiratória cada vez mais treinada.”
Fonte: Roberta Fittipaldi, pneumologista
Leia também: Asma: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas