Covid na Copa: veja como se prevenir durante os jogos
Com os jogos da Copa do Mundo batendo na porta, muitos torcedores já tiraram as bandeiras dos armários e estão prontos para curtir o momento ao lado de amigos e familiares. No entanto, todo cuidado é pouco, pois o Brasil está encarando uma nova alta de casos de Covid-19. Uma nova subvariante da Ômicron, a BQ.1, é responsável por boa parte do surto atual, pois consegue driblar a barreira imunológica da vacina e dos anticorpos de infecções anteriores. Afinal, como se proteger contra o Covid na Copa?
Veja também: Afinal, quantas vezes alguém pode pegar Covid?
Medidas essenciais para evitar o Covid na Copa
Todo mundo está suscetível a contrair o Covid-19 e as subvariantes do vírus. Contudo, alguns grupos precisam de mais atenção, pois estão mais vulneráveis a complicações da doença. Idosos, crianças e pessoas imunossuprimidas ou com comorbidades integram a camada da população que precisa de mais segurança. A seguir, saiba como reduzir os riscos de adquirir a infecção.
Vacine-se
É a regra número 1 para minimizar as chances de contrair e transmitir o Covid, principalmente durante a Copa. Embora o país não possua a atualização da vacina contra as subvariantes, é importante receber todas as doses para fortalecer a imunidade coletiva. Sobretudo os grupos de risco — inclusive, a cidade de São Paulo está vacinando crianças de 6 meses a 3 anos incompletos com o imunizante pediátrico da Pfizer. Para saber mais, clique aqui.
Utilize máscaras e redobre a higiene das mãos e ambiente
Apesar de não ser mais obrigatório, o uso de máscara voltou a ser uma recomendação para diminuir a incidência de transmissão do Covid-19.
O Comitê Extraordinário de Monitoramento da Associação Médica Brasileira (AMB) publicou um boletim alertando sobre a situação crítica que a BQ.1 pode estar causando no país.
No documento, o comitê relembra as orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) de utilizar máscara em locais fechados, principalmente se houver aglomerações.
Além disso, se for possível, deve-se evitar lugares com muitas pessoas, especialmente se você pertencer aos grupos de risco. Outra recomendação é sempre higienizar as mãos com álcool em gel, caso esteja em locais fora de casa.
Covid na Copa: não saia de casa se estiver doente
Sintomas gripais precisam ser levados a sério. Por isso, se apresentar quaisquer sinais nesse sentido, proteja as pessoas ao seu redor e faça o isolamento de cinco dias a partir dos primeiros sintomas.
Para descartar ou confirmar o quadro de Covid-19, procure realizar o teste (autoteste ou em laboratório). Caso conviva com outras pessoas, avise-as para que tomem as mesmas providências e use máscara nos ambientes compartilhados.