Porque controlar o estresse é importante para a saúde
Reduzir o estresse em sua vida cotidiana pode torná-lo mais feliz, melhorar o humor, a função imunológica e promover a longevidade. Esse sentimento é uma respostas do corpo humano a um estímulo, devido a situações estressantes que passamos no dia a dia.
Pode ser difícil notar logo de cara, mas o estresse pode ter um efeito perceptível no corpo. De músculos tensos e dores de cabeça a irritações, ele afeta a saúde física, mental e emocional.
Em muitos casos, você sentirá os efeitos do estresse imediatamente. Mas, existem outras maneiras pelas quais o corpo responde, como ganho de peso, que pode levar tempo para ser percebido.
Quando você fica estressado, o cérebro passa por mudanças químicas e físicas que afetam seu funcionamento geral. Assim, durante os períodos estressantes, certas substâncias químicas no cérebro, incluindo os neurotransmissores dopamina, epinefrina e norepinefrina, começam a subir. O que causa a liberação de glândulas supra-renais por quantidades maiores desses, e de outros hormônios de “luta ou fuga”, como a adrenalina.
A liberação dessas substâncias contribui para certos efeitos fisiológicos, incluindo batimentos cardíacos acelerados, pressão arterial mais alta e um sistema imunológico enfraquecido. Quando deixado sem controle a longo do tempo, o estresse crônico pode levar ao desenvolvimento de outros problemas graves, como úlceras estomacais, derrame, asma e doenças cardíacas.
Leia também: Como lidar com o estresse
Além dos efeitos físicos, ele também pode contribuir para distúrbios mentais e emocionais, incluindo ansiedade, fobias e ataques de pânico. Dessa forma, o estresse emocional pode dificultar o foco, a tomada de decisões, a reflexão ou a lembrança.
Técnicas de gerenciamento de estresse
Sendo assim, a prática regular de exercícios moderados, como caminhada, yoga e natação têm benefícios para reduzir os efeitos estressantes, pois libera endorfinas positivas para diminuir os sintomas associados à ansiedade e depressão. Além disso, ter uma dieta saudável de alimentos integrais, rica em verduras escuras e alimentos que contenham clorofila, também é útil.
Dormir adequadamente também é importante, pois o estresse pode fisicamente desgastar seu corpo.
Leia também: Quando o estresse e a ansiedade podem ser bons