Uma dose diária de álcool diminui o volume do cérebro, diz estudo
Um estudo do Biobank do Reino Unido, publicado no site Nature, mostra que o consumo de álcool (em qualquer quantidade) já é capaz de diminuir o volume do cérebro. E conforme o consumo da bebida aumenta, as consequências se agravam.
O artigo explica que mesmo que a ingestão exagerada da bebida seja associada à atrofia cerebral e a outros problemas neurológicos, beber álcool em pequenas quantidades também gera resultados negativos para o órgão.
O artigo avaliou dados de imagens multimodais de 36.678 adultos de meia-idade e idosos, geralmente saudáveis, do Reino Unido. Para simplificar as quantidades, eles definiram as unidades como:
- Uma lata de cerveja ou uma taça de vinho = duas unidades;
- Uma dose única de destilados = uma unidade.
No entanto, não é a primeira vez que cientistas alertam sobre o perigo das bebidas alcoólicas. Em 2021, outro estudo da Universidade de Oxford mostrou que qualquer quantidade de álcool já era prejudicial ao cérebro.
Quem é adepto a beber de uma a duas unidades por dia apresenta alterações na macro e na microestrutura do cérebro — além de apresentar sinais de envelhecimento precoce! Em quem bebe três vezes por dia, há uma redução das massas branca e cinzenta, o que faz parecer que o cérebro é 3,5 anos mais velho. Para quem bebe quatro ou mais unidades, o cérebro envelhece em mais de 10 anos.
Consumo de álcool e cérebro
Contudo, o estudo avaliou apenas um determinado público de ascendência europeia. Nos participantes, o consumo relatado foi de um ano antes da pesquisa. Por isso, não se sabe se o consumo anterior ao do estudo influenciou nos resultados.
Por fim, os cientistas também não incluíram pessoas que já haviam enfrentado problemas severos com álcool. Algumas pesquisas também mostraram que o cérebro pode se recuperar caso a pessoa pare de beber, mas isso varia conforme a idade e o gênero.